MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé segue encaminhando exames de PCR para o Lacen

Publicada em 30/09/2020
Bagé segue encaminhando exames de PCR para o Lacen | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coleca do exame é encaminhada para o Laboratorio Central

O município de Bagé não irá encaminhar exames de PCR para as Centrais Regionais de Triagem que iniciaram a funcionar na quinta-feira, no Estado, através do Projeto Testar RS. O programa permite que as testagem de casos suspeitos de coronavírus pelo exame de biologia molecular sejam ampliados e auxiliem a acelerar o envio de amostras de gaúchos para análise da Covid-19 em outros Estados.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Geraldo Leal Gomes, o programa deve trazer benefícios. Mas ele explica que Bagé vinha testando, desde o início da pandemia, e não haverá alterações nos procedimentos. “O programa não trará mudança para o município. Ele irá beneficiar cidades que estavam realizando pouca testagem, então se juntam e mandam para o laboratório”, relata.

Gomes informa que o tempo de demora dos resultados diminuiu bastante. Antes, os exames demoravam em torno de uma semana. Agora, segundo o secretário, os testes de PCR realizados na quinta-feira, por exemplo, os resultados chegam no domingo.

Segundo informações do Estado, antes da implantação das centrais, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre, que, em paralelo, também realiza a testagem, antes de seguir para fora do Estado. Com as centrais regionais, esse fluxo ganha agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame.

As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada um deles abrange população de 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar até o aeroporto mais próximo 500 amostras diárias. Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo.

O Testar RS começou no final de julho. Desde lá, 47 mil amostras já foram enviadas para laboratórios de outros Estados. Enquanto no Lacen já foram realizados 57 mil testes.  Somadas, essas centrais podem encaminhar até três mil amostras por dia, enquanto o Lacen permanece com as demais regiões e os casos que precisam ser priorizados

Fluxo dos testes

Ficam no RS para testagem no Lacen e laboratórios parceiros as amostras dos casos considerados prioritários. São aqueles suspeitos de Covid-19 entre casos internados (por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG), óbitos e que envolvam situações de surtos, residentes ou trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), trabalhadores de saúde, contactantes assintomáticos de casos confirmados por PCR e indígenas.

São enviados para foras as amostras de casos de síndrome gripal (quando não hospitalizado) e as de trabalhadores de saúde sintomáticos. Como esses são casos nos quais já se preconiza o isolamento por pelo menos 10 dias, seria prazo suficiente até sair o resultado. Os demais são situações nas quais o diagnóstico mais rápido tem implicância direta nas ações a serem seguidas.

Número de municípios cobertos em cada regional

• Lacen Porto Alegre: 172 municípios
• Caxias do Sul: 49
• Erechim: 79
• Passo Fundo: 88
• Pelotas: 28
• Santa Cruz do Sul: 38
• Santa Maria: 43 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br