MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Flexibilização de protocolos para eventos de maior porte repercute entre empresários do setor

Publicada em 01/10/2020

Na última terça-feira, o governador Eduardo Leite anunciou medidas de flexibilização nos protocolos referentes a eventos no Estado. Na próxima semana, devem ser divulgadas as regras para a liberação de eventos de maior porte – como atividades culturais, feiras e shows – em municípios que se localizam em regiões com risco epidemiológico médio ou baixo há pelo menos duas semanas consecutivas. A medida será possível em virtude da redução de hospitalizações e de óbitos causados pela Covid-19 em todas as regiões.
Contudo, entre as exigências para o município flexibilizar eventos, é necessário que já tenha organizado os protocolos sanitários essenciais ao retorno às aulas. Essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno.
A autorização para a realização dos eventos foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado de segunda-feira, 28, e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios. Além disso, todos os organizadores deverão seguir, integralmente, todos os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde. Como exemplo, está o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (8 metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e 4 metros quadrados por pessoas em ambientes sentados).
Empresária do segmento de eventos, Taís Rossato Benfica avalia de forma positiva a decisão, principalmente em relação ao arranjo anunciado, em que o retorno das aulas deve suceder as atividades culturais e de lazer. "Acredito que o ensino seja sempre o fundamental. E para nós, que trabalhamos com formaturas essencialmente, é muito importante esta liberação das aulas para que possamos dar sequência ao nosso trabalho. Sem aulas e alunos aprovados, não há formaturas", destaca.
Para a empresária, a decisão é adequada, em um momento em que os indicadores da pandemia estão apresentando sinais de melhora. Ainda assim, aponta a necessidade de seguir os protocolos de segurança, mesmo com a liberação de aulas e eventos. "A população tem que ter a consciência de que a pandemia não acabou, não temos a vacina ainda, então devem respeitar os protocolos de segurança sanitária. Melhor trabalharmos com protocolos e restrições do que não trabalharmos", destaca.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br