MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Painel interativo do IBGE permite que cidadãos acompanhem índices municipais relativos à pandemia

Publicada em 01/10/2020
Painel interativo do IBGE permite que cidadãos acompanhem índices municipais relativos à pandemia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em Bagé, média de casos da última semana é inferior ao que vinha sendo apontado desde o final de agosto

Lançado nesta semana, o Painel Covid-19 Síntese por Município é uma ferramenta criada e disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a fim de manter a população informada de todos os índices que envolvem a pandemia na localidade onde residem.
Para cada indicador selecionado, o usuário pode visualizar não apenas a situação do município escolhido, mas a dos demais ao seu redor. As informações do painel mudam ao selecionar um novo município no campo de busca ou clicando em qualquer município visível no mapa, conferindo agilidade à consulta e permitindo comparações. A plataforma oferece, também, para cada indicador, valores de referência que possibilitam contextualizar o dado municipal e compará-lo à respectiva unidade da federação.
Com mapas interativos que permitem selecionar uma localidade de interesse e visualizar, em um único ambiente, 24 indicadores para o planejamento de ações de apoio contra a pandemia para todos os 5.570 municípios do país. A plataforma está disponível no hotsite covid19.ibge.gov.br.
Os dados são apresentados nas categorias população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia e podem ser baixados no formato kml, shp e csv. O painel integra informações de pesquisas do IBGE e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e da Fiocruz/Brasil.IO.
Os mapas interativos trazem, também, as regiões de saúde identificadas pela pesquisa Região de Influência das Cidades, que reúnem municípios de acordo com o destino principal ao qual a população recorre para a obtenção de serviços de saúde de baixa e média complexidades. A visualização dessas regiões sobrepostas ao mapa enriquece a análise, subsidiando o usuário com a informação dos indicadores dos demais municípios que têm relação de dependência na área da saúde.

Informações regionais
A plataforma indica o número de casos de covid-19 registrados por semana e diariamente. Em Bagé, por exemplo, de 19 a 26 de setembro, foram registrados 71 casos. Esta média é inferior ao que vinha sendo apontado desde o final de agosto, quando, na semana de 22 a 29, foi registrado um pico de 97 casos, o maior até o momento.
Outro dado relevante é a data em que foi registrado o maior número de casos - 28 de agosto, quando em apenas um dia foram confirmados 45 casos.
Na distribuição do total de leitos SUS de UTI é de 17,33 para cada 100 mil habitantes, superior a média nacional de 8,68 a cada 100 mil pessoas. Em relação aos respiradores, o município também se mantém acima da federação, com 43 unidades, ou 35,5 a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 22,91 para a mesma proporção.
Contudo, o município apareceu abaixo da média nacional no ranking em alguns quesitos, como disponibilidade de enfermeiros, médicos e leitos hospitalares.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br