ANO: 26 | Nº: 6590
01/10/2020 Cidade

Painel interativo do IBGE permite que cidadãos acompanhem índices municipais relativos à pandemia

Foto: Reprodução JM

Em Bagé, média de casos da última semana é inferior ao que vinha sendo apontado desde o final de agosto
Em Bagé, média de casos da última semana é inferior ao que vinha sendo apontado desde o final de agosto

Lançado nesta semana, o Painel Covid-19 Síntese por Município é uma ferramenta criada e disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a fim de manter a população informada de todos os índices que envolvem a pandemia na localidade onde residem.
Para cada indicador selecionado, o usuário pode visualizar não apenas a situação do município escolhido, mas a dos demais ao seu redor. As informações do painel mudam ao selecionar um novo município no campo de busca ou clicando em qualquer município visível no mapa, conferindo agilidade à consulta e permitindo comparações. A plataforma oferece, também, para cada indicador, valores de referência que possibilitam contextualizar o dado municipal e compará-lo à respectiva unidade da federação.
Com mapas interativos que permitem selecionar uma localidade de interesse e visualizar, em um único ambiente, 24 indicadores para o planejamento de ações de apoio contra a pandemia para todos os 5.570 municípios do país. A plataforma está disponível no hotsite covid19.ibge.gov.br.
Os dados são apresentados nas categorias população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia e podem ser baixados no formato kml, shp e csv. O painel integra informações de pesquisas do IBGE e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e da Fiocruz/Brasil.IO.
Os mapas interativos trazem, também, as regiões de saúde identificadas pela pesquisa Região de Influência das Cidades, que reúnem municípios de acordo com o destino principal ao qual a população recorre para a obtenção de serviços de saúde de baixa e média complexidades. A visualização dessas regiões sobrepostas ao mapa enriquece a análise, subsidiando o usuário com a informação dos indicadores dos demais municípios que têm relação de dependência na área da saúde.

Informações regionais
A plataforma indica o número de casos de covid-19 registrados por semana e diariamente. Em Bagé, por exemplo, de 19 a 26 de setembro, foram registrados 71 casos. Esta média é inferior ao que vinha sendo apontado desde o final de agosto, quando, na semana de 22 a 29, foi registrado um pico de 97 casos, o maior até o momento.
Outro dado relevante é a data em que foi registrado o maior número de casos - 28 de agosto, quando em apenas um dia foram confirmados 45 casos.
Na distribuição do total de leitos SUS de UTI é de 17,33 para cada 100 mil habitantes, superior a média nacional de 8,68 a cada 100 mil pessoas. Em relação aos respiradores, o município também se mantém acima da federação, com 43 unidades, ou 35,5 a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 22,91 para a mesma proporção.
Contudo, o município apareceu abaixo da média nacional no ranking em alguns quesitos, como disponibilidade de enfermeiros, médicos e leitos hospitalares.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...