MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Outubro Rosa terá intensificação na realização de exames de mama e colo de útero

Publicada em 02/10/2020
Outubro Rosa terá intensificação na realização de exames de mama e colo de útero | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Com a entrada do novo mês, têm início uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer do mundo: o Outubro Rosa. Nesta época, são intensificadas as ações de conscientização sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
A coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Liliane Gasparoni, explica que, para marcar o mês, todas as unidades de saúde estão realizando orientações nas salas de espera e coleta de material para exame citopatológico para análise das células do colo uterino (CP), além da solicitação de mamografia e eco mamária, conforme avaliação realizada pela enfermeira ou médico. Lembrando que o município segue o protocolo do Ministério da Saúde, ofertando mamografia para mulheres acima de 45 anos ou com alguma alteração na mama.
As ações voltadas à comunidade iniciam já neste sábado, dia 3, no posto de referência Centro Social Urbano (CSU), onde será realizado um mutirão para exame de mamas e coleta de material para CP.
Outra ação da programação acontece no dia 17 de outubro. "Vamos realizar uma ação na praça Silveira Martins, das 9 às 17h, com orientações, avaliação e solicitação de mamografia para mulheres acima de 45 anos. No mesmo dia, orientações sobre a importância do diagnóstico precoce será realizado na sala de espera na UPA e vamos oferecer para as funcionárias da unidade exame das mamas e coleta de CP" explica Liliane.
Para atender a demanda maior de exames durante o mês de outubro, o município e a Santa Casa selaram parceria para o acréscimo de 600 mamografias e 200 eco mamárias neste mês. Importante destacar que, antes da pandemia, a média destes exames realizados mensalmente pela rede pública é de 100. "Com a pandemia, esse ano reduziu bastante. Mas é importante ressaltar que não temos fila de espera para mamografia", comenta a coordenadora.
Também em parceria com o hospital, a Secretaria de Saúde irá realizar a coleta de CP e agendamento de exames de mama para as funcionárias da instituição.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br