MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Região terá 42 seções a menos para votação

Publicada em 06/10/2020
Região terá 42 seções a menos para votação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pleito de novembro terá série de adequações

Assim como todos os setores da sociedade, as eleições municipais deste ano foram diretamente afetadas pela pandemia de covid-19, desde a campanha eleitoral física limitada até mudanças na sistemática de votação e diminuição do número de seções.
O juiz eleitoral da 142ª Zona, Humberto Moglia Dutra, destaca que as principais mudanças nas eleições deste ano são relativas, justamente, ao fato de se estar vivendo um momento de pandemia por Covid-19, de modo que houve o adiamento da data das eleições, cujo primeiro turno se realizará no dia 15 de novembro. Além disso, foi aumentado em uma hora o tempo de votação, passando a ser das 7h às 17h, a fim de dar mais tempo para os eleitores comparecerem às seções, numa tentativa de diminuir a aglomeração de pessoas e, ainda, foi afastado o uso da biometria, por uma questão de prevenção à contaminação.
"Do mesmo modo, a Justiça Eleitoral está providenciando todos os equipamentos de segurança necessários para que os mesários e servidores da Justiça Eleitoral possam realizar o trabalho da forma mais segura possível, sendo que em todas as seções serão disponibilizados álcool em gel, face shield para os mesários, máscaras, além de marcações com as distâncias de segurança para que os eleitores aguardem seu momento de votar", adianta.
Outra questão pontuada por Dutra são as adaptações na forma em que a própria campanha eleitoral irá se desenvolver no contexto de pandemia. "É algo inédito, de modo que a expectativa é de que haja um fortalecimento da campanha via internet, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, rogando aos candidatos e partidos que tomem o cuidado necessário na campanha presencial", destaca.
Em relação à diminuição do número de seções, a chefe do Cartório da 142ª Zona Eleitoral, Daiane Conte, destaca que ainda que, por causa da necessidade de empréstimo de urnas eletrônicas para o estado de São Paulo, houve a redução do número de seções em vários estados do Brasil. No Rio Grande do Sul, serão aproximadamente quatro mil seções a menos. Na região, serão 42 seções a menos: Aceguá terá duas seções a menos; Bagé terá 37 seções a menos (sendo 22 da 7ª ZE e 15 da 142ª ZE); Candiota terá duas seções suprimidas, enquanto em Hulha Negra apenas uma seção será suprimida.
"Todos os eleitores dessas seções foram distribuídos nas demais seções do mesmo local de votação. No dia da eleição, montaremos as seções suprimidas, onde os eleitores serão informados para qual seção foram distribuídos", explica Daiane.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br