MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coordenadoria Municipal passa a contar com atendimento especializado à diversidade

Publicada em 07/10/2020
Coordenadoria Municipal passa a contar com atendimento especializado à diversidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Um trabalho iniciado ainda em 2018, pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Diversidade e Idoso, em Bagé, ganha maior visibilidade. Desde o ano passado, uma atenção maior é dispensada a um público que até então não era ouvido, com foco nas questões ligadas à diversidade, estreitando o contato com as pessoas LGBTI+. 
Em maio de 2020, um projeto de Lei do Executivo foi enviado à Câmara Municipal, obtendo aprovação e sanção, incluindo a diversidade na estrutura da Coordenadoria. Mas desde 2019, a Coordenadoria já disponibiliza uma equipe multidisciplinar para atender as pessoas LGBTI+, composta por advogada, psicólogas e assistente social.
Em outubro, então, começa a funcionar o ambulatório para atendimento clínico da população trans. “Em breve, será informada a forma de agendamento. As tratativas foram finalizadas ainda em agosto e atualmente a profissional médica está em processo de capacitação para atender futuros pacientes. Este serviço contará com o atendimento de uma médica clínica geral e uma enfermeira, funcionará na Coordenadoria juntamente ao prédio do Centro do Idoso, das 8h30 às 12h, toda segunda-feira. O acolhimento será psicossocial”, detalha Davi Medeiros, da assessoria de políticas públicas para a diversidade da Coordenadoria, reiterando que considera o início do atendimento clínico para tratar a saúde das pessoas trans um passo muito importante para atender uma demanda antiga da cidade. “Assim esperamos contribuir ainda mais para a cidadania desta população que não teve ações efetivas anteriormente para a promoção de uma vida com mais saúde e dignidade”, ressalta.
A demanda de atendimento tem aumentado na medida que as pessoas ficam sabendo da existência do serviço que podem acessar. Por semana, a média é de quatro a seis atendimentos específicos da população LGBTI+, especialmente na área jurídica e psicológica. “Somente na área de assistência social foram 40 pessoas LGBTI+ e suas famílias atendidas pelas cestas básicas vindas do Estado solicitadas através do Grupo DSG com reforço do pedido pela Coordenadoria, além de mais  29 entregues pelo município, por meio da Defesa Civil e Smasi, a pedido da Coordenadoria, que cadastrou essas pessoas”, recorda. A busca maior, até o momento, é por auxílio para retificação de nome (nome social), com assistência jurídica para auxiliar na organização dos documentos. “Também temos pessoas que procuram auxílio psicológico, em função de sofrer muitas vezes repressão ou violência em sua família e é necessário buscar formas de se fortalecer”, comenta Davi.
A médica clínica geral Anna Bittarello Silva, que fará atendimentos no local, comenta que se sente lisonjeada de poder fazer parte deste momento. “Será um grande desafio na minha carreira profissional e estou com muitas expectativas com o projeto. Nos aproximamos mais de cumprir o Art. 196 da Constituição Federal de forma mais adequada. Nele consta que a saúde é direito de todos e dever do estado. E que este deve garantir o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.  Com esta iniciativa, possibilitamos a uma população que possa exercer seus direitos”, avalia.
Os telefones para contato e agendamentos de atendimentos são (53) 32412947, (53) 32475741, além do WhatsApp Institucional (53) 999663829, que funciona 24 horas, principalmente para situações de urgência. Para agendamentos específicos com a médica, o número é 99945-0126. “Pessoas que precisem de algum acompanhamento da equipe multidisciplinar, que estejam em situação de vulnerabilidade social econômica, vítimas de violência ou discriminação, que buscam apoio psicossocial e jurídico da população LGBTI+ podem buscar auxílio. É importante que em situação de violência ou violação dos seus direitos sempre realize Boletim de Ocorrência e que ligue para o disque 100”, orienta Davi.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br