MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

12 de outubro – Dia da Hispanidade

Publicada em 10/10/2020
12 de outubro – Dia da Hispanidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

por Heloísa Beckman
Integrante da Diretoria da Sociedade Espanhola

 

* Curiosidades sobre a linda caravela que simbolizava as grandes navegações e a chegada de Cristóvão Colombo na América.

O Dia da Hispanidade é comemorado na Espanha em 12 de outubro, assinalando o Descobrimento da América pelo navegador Cristóvão Colombo, comandante da frota espanhola. É uma importante data, marcada por demonstrações de identidade que evidenciam tradições, costumes e o orgulho de pertencimento.  Em Bagé, a Sociedade Espanhola, que é a mais antiga do Brasil, em tempos normais, assinala esse dia reunindo em sua sede (que fica no antigo Teatro da Sociedade, na Rua Monsenhor Costábile Hipólito).
Hoje trazemos um assunto curioso para evidenciar a data comemorativa. A Sociedade também possui um majestoso prédio na Avenida Sete, um dos mais  imponentes da cidade, chamado Solar da Sociedade Espanhola que, atualmente, abriga o Instituto Municipal de Belas Artes. No Livro de Atas da Sociedade, registro de agosto de 1902, na residência de Emilio Guilayn, a Comissão de Obras presidida por Domingos Abascal e Antonio Valls, anunciava que, desde que surgiu a ideia da construção, o Solar deveria ser um edifício sólido e elegante, uma obra não somente para o presente e sim para o futuro. A obra teve inicio em 1905 e foi concluída em 1929. No Solar dos Espanhóis, um dos mais representativos  do valioso patrimônio arquitetônico de nossa cidade. Na parte superior, tem um enorme globo terrestre. Desde sua inauguração, em cima desse globo havia uma linda caravela que simbolizava as grandes navegações e a chegada de Cristóvão Colombo na América, em 12 de outubro. A caravela foi enviada pelo governo da Espanha e, há muitos anos, pode ser vista apenas em fotografias e documentos antigos. Por ocasião da construção do edifício da Família Obino, ao lado do Solar, a caravela foi cuidadosamente retirada pela construtora para que não fosse danificada e entregue, na ocasião, à administração do Imba, à professora e diretora de Patrimônio da Sociedade Espanhola na época, Neiva Petri Martinez. A entrega da caravela foi feita pelos administradores da obra da Família Obino. Depois, o edifício ficou pronto e a caravela, então, deveria retornar ao seu lugar.

 

Fotos: Acervo Museu Dom Diogo de Souza e  Sociedade Espanhola de Bagé

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br