MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Avança colheita do trigo no Estado, destaca Emater

Publicada em 10/10/2020
Avança colheita do trigo no Estado, destaca Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Área colhida representa 2% do total cultivado; 58% está em fase de enchimento de grãos

As condições do tempo no período foram distintas no Estado na última semana. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e publicado na quinta-feira (8), em algumas regiões, predominaram tempo seco, alta taxa de insolação, vento e grande variação de temperatura durante o dia. Tais variáveis diminuíram a umidade do solo e do ar, mas sem produzirem impacto expressivo para a cultura. Em outras, as chuvas regulares de baixa intensidade auxiliaram na elevação do teor de umidade do solo e contribuíram para melhoria dos cultivos.

Na região Sul, a queda acentuada de temperatura provocou a formação de geada de fraca intensidade nas baixadas, que não chegou a prejudicar as plantas. Na região de Santa Rosa, 7% da área de trigo já está colhida; Frederico Westphalen, 8%; e Ijuí, 3%. No Estado todo, a área colhida representa ainda somente 2% do total cultivado. E 8% está em floração, 32% em maturação e 58% em enchimento de grãos.

O tempo teve comportamento distinto nas diferentes regiões do Estado. Naquelas onde o tempo seco predominou, houve diminuição do desenvolvimento das culturas devido à redução da umidade do solo. Nas regiões onde ocorreram, as chuvas regulares elevaram o teor de umidade do solo, que associado à boa radiação solar e temperaturas na média elevadas, permitiram iniciar a semeadura da soja e favoreceram o desenvolvimento vegetativo do arroz, feijão e milho.

Bovinocultura

Apesar do bom desenvolvimento das pastagens nas últimas semanas, o excesso de umidade do solo tem dificultado o manejo das áreas de pastoreio, principalmente nas áreas mais baixas. Pelo mesmo motivo, foi interrompido o preparo destas áreas para o plantio do milho silagem e das pastagens de verão. Grande parte dos produtores ainda aproveita as pastagens de inverno, em final de ciclo, sobretudo o azevém. Apesar das chuvas, os animais têm se recuperado dos períodos mais críticos, com melhoras aparentes na produção do leite, principalmente devido ao aumento das vacas em lactação.

É importante observar que os produtores que produzem leite com o uso de pastagens dependem menos da suplementação alimentar com rações, obtendo maiores lucros com a atividade. O bom rendimento das pastagens permite oferecer aos rebanhos proteína de alta qualidade a custos mais baixos.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br