MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

DPU contabiliza mais de 1,1 mil processos de assistência para desbloqueio de pagamentos do auxílio emergencial

Publicada em 10/10/2020
DPU contabiliza mais de 1,1 mil processos de assistência para desbloqueio de pagamentos do auxílio emergencial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Processos são atendidos por dois defensores e cinco servidores

A Defensoria Pública da União (DPU) de Bagé continua com uma elevada demanda de pedidos negados de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Até agora, foram instaurados 1,1 mil processos administrativos e a fila de espera chega a mais de 100 pessoas. O serviço começou a funcionar de forma efetiva após a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a DPU e Ministério da Cidadania, no dia 19 de junho. Além dessa demanda pontual, o órgão atende processos de natureza previdenciária, cível, especialmente em matéria de saúde - criminal e criminal militar.

Conforme o  defensor público federal, Guilherme Francisco Paul, os atendimentos realizados até agosto deste ano somaram mais de 8 mil. O número já ultrapassou todos os atendimentos realizados no ano passado. Ele argumenta que a demanda é 'enorme' visto que a unidade de Bagé conta com dois defensores e cinco servidores para fazer todos os atendimentos de sete municípios.

Segundo Paul, dos 1,1 mil processos instaurados, 560 foram solucionados. Desses, em 260 foi necessário ação judicial e os demais resolvidos via conciliação extrajudicial. Os demais ainda aguardam análise dos defensores. Cada atendimento, dependendo da situação, precisa de documentação diferenciada. O defensor salienta que, em Bagé, cerca de 35 mil beneficiários receberam o auxílio e em torno de 10 mil pedidos foram negados. Entre os principais motivos, a inconsistência de informações e desencontro de núcleos familiares. A DPU, conforme ele, também enfrenta problemas devido à desatualização da base de dados.

Paul cita como exemplos de bloqueio uma pessoa que passou um dia no presídio por pensão alimentícia, há vários anos, e o sistema ainda o apontava como detento. O mesmo acontece com ex-militares que já haviam dado baixa e pessoas que perderam o emprego. “A base de dados desatualizada causou vários bloqueios”, evidencia.

Para dar prosseguimento aos trabalhos, os defensores colocaram, como meta, abrir quatro novos processos por dia. Então, se a pessoa precisar ingressar com o pedido de desbloqueio dos benefícios, o tempo de espera pode chegar até um mês. “O sistema indica que até fevereiro do ano que vem deve haver pedidos de desbloqueio”, salienta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br