MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Livro que conta sobre jogo do jalde-negro na neve será lançado na quinta-feira em Bagé

Publicada em 10/10/2020
Livro que conta sobre jogo do jalde-negro na neve será lançado na quinta-feira em Bagé | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Henrique Porto fará sessão de autógrafos na LEB

A publicação “Pé-Frio: Futebol e Neve no Brasil”, de Henrique Porto, vem chamando a atenção na Rainha da Fronteira. O motivo é um capítulo dedicado exclusivamente para o confronto entre Caxias x Bagé, pelo Gauchão de 1979, debaixo de neve, no estádio Centenário. Devido à repercussão, o autor fará um lançamento oficial, em Bagé, na quinta-feira (15/10), das 18h às 20h, na LEB Livraria e Editora.

O momento será dedicado para bate-papo e sessão de autógrafos. Porém, o livro já está disponível na livraria para quem deseja já adquiri-lo. O valor é R$ 50. Para o lançamento, Porto ressalta que todas as pessoas deverão estar com máscaras, haverá disponibilização de álcool gel e todos os demais protocolos serão obedecidos. Por isso, o lançamento terá duas horas de duração, a fim de que de que todo mundo seja atendido e não haja aglomerações.

A vinda a Bagé faz parte do plano de Porto, que consiste em passar por todas as cidades que possuem times envolvidos nas histórias que são narradas no livro. Dessa forma, o autor aproveitará a passagem pela Rainha da Fronteira e tentará buscar novos depoimentos de jogadores que atuarem naquele confronto de 1979, contra o Caxias. “Inseri o Aíta e o Julinho, mas, com certeza, outros jogadores também devem ter histórias interessantes para contar. Por isso, quero buscar novos depoimentos e, também, ir ao estádio Pedra Moura para gravar um vídeo”, relata.

A partir dessas viagens pelas cidades dos clubes envolvidos no livro, Porto projeta coletar material para que, num futuro, lance uma continuação. Nesse sentido, trabalha com a possibilidade de uma nova edição ou num e-book. “Assim, poderei inserir novas histórias. Ainda não pude passar por todas as cidades por dificuldades técnicas. Mas estando de forma in loco, terei mais facilidade para falar com os personagens e para incrementar essas histórias”, comenta.

A publicação

Dividido em 10 capítulos, “Pé-Frio: Futebol e Neve no Brasil” traz à tona jogos em todo o Brasil que aconteceram debaixo da neve. E uma dessas partidas envolveu o Grêmio Esportivo Bagé, mais precisamente em 1979, contra o Caxias, no Estádio Centenário, na Serra Gaúcha. Um detalhe curioso é o que time gre-ná tinha, como paredão defensivo nada menos que Luiz Felipe Scolari (Felipão).
O trabalho de pesquisa de Henrique Porto iniciou em 2016 e, em julho de 2020, chegou ao mercado, por intermédio da Design Editora. Além de relatos, a publicação traz fotos, fichas técnicas das partidas e fichas técnicas de quase todos os atletas que entraram em campo naqueles jogos.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br