MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Região tem um dos menores índices de industrialização do Estado

Publicada em 10/10/2020
Região tem um dos menores índices de industrialização do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Região da Campanha tem indicativo inferior a 8% na indústria high-tech

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) divulgou, sexta-feira, dia 9, dados relativos ao desempenho de uma década da indústria high-tech gaúcha, entre 2007 e 2017. A análise mostra que a indústria de transformação vem perdendo espaço na economia (PIB) do RS e do Brasil, o que também se manifesta nos postos de trabalho: o setor era responsável por 25,8% dos empregos em 2007, proporção que caiu para 21,2% passados dez anos.
Um dos dados que chamou a atenção no estudo é em relação à industrialização do Estado. Levando em conta a participação das indústrias high-tech na Estrutura da Indústria de Transformação do Rio Grande do Sul em 2013, a área que abrange Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul está em um trecho de vazio no mapa. A região apresenta menos de 8% de industrialização, ficando entre as mais baixas do RS.
O diagnóstico apontou ainda que grande parte das indústrias high-tech estão concentradas na metade norte do RS, com grandes vazios nas regiões de fronteira e em algumas áreas do centro do Estado. Em muitos casos, as atividades industriais high-tech se encontram organizadas sob a forma de arranjos produtivos locais (APLs) ou de aglomerações produtivas, com destaque para aquelas especializadas na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, na produção automotiva e na indústria química.
Assim como se verifica no Brasil, os setores high-tech da indústria de transformação do Rio Grande do Sul – que têm maior intensidade de esforço tecnológico, melhores níveis de produtividade e média salarial mais elevada – tiveram redução de participação na economia.
Respondendo por 22% dos empregos das empresas de manufatura, a indústria high-tech tem importante influência nos ganhos de produtividade e no crescimento econômico do RS. De forma semelhante, a desindustrialização vivida nos últimos anos também impacta as receitas estaduais. Em 2014, a indústria de transformação respondeu por 14,6% do PIB e por 45% da arrecadação de impostos. Em 2017, a participação da manufatura no PIB gaúcho caiu para 13,9%.
A pesquisa buscou reunir um amplo conjunto de indicadores que permitisse analisar a importância e o desempenho da indústria de transformação do RS, além de se esforçar na avaliação para diferenciar os vetores estruturais, associados à competitividade das empresas, daqueles mais conjunturais, fruto da recente crise econômica do país.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br