MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Sicredi celebra Dia Internacional das Cooperativas de Crédito com Encontro Nacional com Jornalistas

Publicada em 10/10/2020
Sicredi celebra Dia Internacional das Cooperativas de Crédito com Encontro Nacional com Jornalistas | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apresentação de Brian Branch, presidente e CEO do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, encerrou o evento internacional

Celebrado na próxima quinta-feira, 15, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) foi assinalado com antecedência pelo Sicredi, uma dos maiores exemplos do segmento no país. Na quinta-feira, dia 8, a instituição promoveu a sexta edição do Encontro Nacional com Jornalistas, desta vez em formato virtual em decorrência da pandemia de covid-19, da qual participou o Jornal MINUANO.
Sob o tema Inspirando Esperança à Comunidade Global, proposto pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o evento buscou mostrar de quais formas a atuação das cooperativas de crédito tem sido benéfica às comunidades, até mesmo em meio à crise agravada pela pandemia.  Para isso, além de contar a sua trajetória centenária no cooperativismo no Brasil, o Sicredi apresentou dados sobre sua atuação ao longo de 2020, além da exposição de cases mundiais de atuação das cooperativas de crédito no mundo, com a participação do presidente e CEO do Woccu, Brian Branch.
O evento foi aberto por Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar e membro do Woccu, que destacou a trajetória da instituição, em especial entre 2013 a 2019, período em que a cooperativa expandiu a rede de atendimento, chegando a regiões como Norte e Nordeste, além de ter iniciado uma jornada de transformação digital, aumentando o número de associados, que hoje já passa dos 4,5 milhões em 23 estados e no Distrito Federal.
Já a atuação da instituição neste ano de 2020, durante a pandemia, foi abordada por João Tavares, diretor executivo do Centro Administrativo Sicredi (CAS), que ressaltou a importância da continuidade da concessão de crédito e renegociações no cenário de pandemia de Covid-19. 
O economista-chefe da cooperativa, Pedro Ramos, apresentou, na sequência, o resultado dos estudos encomendados pelo Sicredi sobre o impacto do cooperativismo de crédito na economia brasileira. Um deles, conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), avaliou dados econômicos de cidades com e sem cooperativa de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do IBGE, concluindo que o segmento incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.
O evento encerrou com a participação de Brian Branch, presidente e CEO do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, que apresentou os desafios do sistema cooperativo durante a pandemia de covid-19 em nível mundial, além de destacar cases de atuação das cooperativas de crédito no suporte às comunidades ao redor do mundo, como Guatemala, Quênia e Haiti.

Saiba mais
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio, diferentemente dos bancos convencionais. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências e oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros.
A instituição surgiu em 1902, no Rio Grande do Sul, como pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil. Seguindo os conceitos do cooperativismo de crédito, um dos principais diferenciais do seu modelo de atuação é que os associados têm poder de voto e participam de todas as decisões das cooperativas. Além disso, mesmo operando em Sistema, as cooperativas têm autonomia administrativa e financeira para atuação local, gerando valor e atuando de acordo com as características e necessidades das comunidades onde estão presentes.
O Sicredi está, atualmente, presente em mais de 1,4 mil municípios brasileiros e em mais de 200 deles é a única instituição financeira fisicamente presente, exercendo um trabalho importante na questão da inclusão financeira em regiões muitas vezes não atendidas pelo sistema financeiro tradicional.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br