MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ação direta de inconstitucionalidade contra privatizações ganha reforço de sete entidades

Publicada em 13/10/2020
Ação direta de inconstitucionalidade contra privatizações ganha reforço de sete entidades | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Processo de desestatização da CEEE-D teve publicação no Diário Oficial do Estado

No último mês, foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o aviso de abertura de espaço de informações para o processo de desestatização da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), exclusiva para interessados em adquirir a companhia. O espaço oferece uma série de documentos referentes à Companhia, com o objetivo de dar suporte e permitir que os interessados façam a sua avaliação do valor da CEEE-D. A documentação serviu como subsídio na elaboração de relatórios durante os estudos do processo de privatização.
A partir de agora, estão previstas visitas e reuniões técnicas com os possíveis interessados em adquirir o controle da Companhia, para que estes conheçam os detalhes técnicos, jurídicos, contábeis, atuariais e demais áreas para avaliar o valor da CEEE-D. Para dar mais visibilidade e interação com os grupos interessados, há previsão de road show, bem como audiência pública para comunicar e dirimir dúvidas da sociedade em geral. Nos meses seguintes, ocorrerá o leilão e posterior liquidação e transferência de controle.
O presidente da Associação dos Funcionários Públicos em Defesa das Estatais e do Patrimônio Público do Rio Grande do Sul (Adefers), Fabrício Cavalheiro, destaca que, mesmo com a movimentação do processo de privatização pelo governo, a Adefers permanece na luta para impedir a venda da estatal.
Uma das questões apontadas por ele para reflexo negativo da privatização é a reorganização da empresa, o que inclui fechamento de agências, já que diretoria e a presidência são ocupadas por empresários com potencial interesse de compra. "A gestão está fazendo uma reorganização na empresa, que é muito complicada e problemática para a sociedade. Estão enxugando e reestruturando a CEEE para o interesse dos possíveis compradores, tanto que o presidente é oriundo da CPFL Energia, que é uma das prováveis interessadas na compra da empresa", aponta.
Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada no início de 2020, no Superior Tribunal Federal, contra a emenda à Constituição do Rio Grande do Sul (EC 77/2019), aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado, que revogou o dispositivo da Constituição gaúcha, que tornava obrigatória a realização de plebiscito para aprovação de lei destinada à privatização da CEEE, da CRM e da Sulgás. "A ADI permanece no rito, sem data para ser julgada, mas pode travar todo o processo de venda do Estado", explica.
Para endossar a luta contra as privatizações, sete entidades estão inscritas como “amicus curiae” (amigos da corte, em latim), com o objetivo de fornecer evidências para colaborar no julgamento do tema pelo STF: Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (Senge/RS) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
CRM
Já em relação à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), o processo está mais lento e não há previsão para avançar. Conforme informações repassadas pela assessoria de comunicação da Sema, o processo de privatização da CRM "está em etapa de avaliação de mercado e modelo pra avançar". Isto porque a Companhia atua em um setor mais restrito - carbonífero.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br