ANO: 26 | Nº: 6590
13/10/2020 Região

Vigilância em Saúde de Dom Pedrito fará ação em combate ao Aedes aegypti

Foto: Divulgação

Ação atingirá quadrilátero da Capital da Paz
Ação atingirá quadrilátero da Capital da Paz

A Vigilância em Saúde de Dom Pedrito realiza, desde esta terça-feira (13), uma atividade de bloqueio de transmissão do mosquito Aedes aegypti (vírus da dengue, zika vírus, chikunguya). Os profissionais utilizarão um equipamento nebulizador costal motorizado. A aplicação de produto será no quadrilátero entre as ruas Marechal Deodoro, Andrade Neves, Coronel Urbano e Júlio de Castilhos.

Segundo repassado pela assessoria de comunicação, o produto utilizado é fornecido pelo Ministério da Saúde. E a aplicação somente foi autorizada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde por tratar-se de uma situação de emergência. A justificativa apontada pelos gestores é que o controle preventivo não foi suficiente e, também, pelo fato de ter ocorrido dois casos de zika vírus, nessa mesma localidade.

A aplicação do produto será na área externa, ficando a critério dos moradores a abertura ou não das janelas e portas, para que o produto possa penetrar no ambiente interno das residências. Se ficarem abertos, os espaços não podem ser ocupados por pessoas ou animais pelo período de uma hora.

No dia da realização desse trabalho a equipe da Vigilância em Saúde informa que visitará os imóveis da localidade, a fim de prestar informações a respeito da atividade, bem como eliminar e tratar criadouros de larvas, tanto de mosquitos Culex, quanto de Aedes aegypti.

A aplicação do produto será realizada a partir das 16h, caso as condições do tempo estejam favoráveis. “Pedimos a compreensão de todos, destacando que Dom Pedrito já teve, em 2020,  seis casos de zika vírus e três de dengue, sendo um deles dengue hemorrágica”, destaca a vigilância.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...