MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Guarany confirma interesse em jogar Copinha

Publicada em 15/10/2020
Guarany confirma interesse em jogar Copinha | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alvirrubro não entra em campo há sete meses

A Rainha da Fronteira poderá respirar futebol em dois cantos da cidade neste ano. Após o Bagé confirmar sua participação na Copinha que está sendo planejada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o Guarany também colocou seu nome na lista, como interessado em jogar o certame. Assim, reacende a chance do futebol bajeense voltar às atividades em 2020, e até com a possibilidade do clássico Ba-Gua, que não é disputado há três anos. Então, se não saiu pela Divisão de Acesso, pode sair pela Copinha.

Preocupação com jogadores

A busca pela retomada do futebol, ainda em 2020, não é novidade no bairro Estrela D’alva. Isso porque o Guarany era um dos defensores do retorno da Divisão de Acesso. O clube tinha até elaborado um protocolo sanitário e obtido autorização da Prefeitura para que voltasse a funcionar. No entanto, não houve adesão da maioria dos clubes e o Acesso foi cancelado, com apenas três rodadas realizadas antes da pandemia.

Agora, com a possibilidade da realização da Copinha, a direção manifestou à FGF o interesse em jogar. A previsão é de que a competição aconteça entre 8 de novembro e 20 de dezembro. Por ser "tiro curto", torna-se mais viável, mesmo que seja com portões fechados. O campeão ganhará vaga na Copa do Brasil que, somente em participar da primeira fase, já garante a um clube R$ 500 mil para os cofres.

Essa possibilidade de vaga numa competição nacional é um dos fatores que motiva o Guarany a jogar, conforme expõe o presidente Tato Moreira. Outra justificativa apontada pelo mandatário é de manter o clube ativo e os jogadores atuando. “Nossa preocupação sempre foi com os jogadores. Não podíamos deixá-los desamparados”, salienta. Seguindo essa linha de raciocínio, vale ressaltar que a previsão é de que a Divisão de Acesso em 2021 comece somente entre maio e junho. Ou seja, os clubes correm risco de ficarem mais de um ano parados.

Clubes tinham até quarta para confirmar

Conforme o diretor do Departamento Profissional de FGF, Clóvis Martins, o prazo para que as equipes confirmassem se participariam ou não da Copinha encerrou nesta quarta-feira (14). A exigência da FGF era de, no mínimo, oito equipes. Mas, até o fechamento desta edição, 13 clubes tinham manifestado interesse: Bagé, Brasil de Farroupilha, Guarany, Inter-SM, Marau, Nova Prata, Novo Horizonte, Passo Fundo, Riopardense, Santa Cruz, Santo Ângelo, São José e União Harmonia, de Canoas.

Quanto às regras, a FGF não deve liberar a inscrição de atletas com menos de 18 anos. Vale lembrar que a entidade cancelou os estaduais de base (masculino e feminino), em razão da pandemia. E por falar nos cuidados com a saúde, todos os clubes deverão cumprir com protocolos sanitários, que são os mesmos do Gauchão. Também será exigida a testagem dos profissionais envolvidos a cada rodada.

Já os jogos serão com portões fechados. Ainda que pequena, mas há uma possibilidade remota de uso de 30% da capacidade dos estádios. Porém, isso dependerá da aprovação das autoridades públicas (Estado e prefeituras).

 

LISTA DOS CLUBES

Bagé

Brasil de Farroupilha

Guarany

Inter-SM

Marau

Nova Prata

Novo Horizonte

Passo Fundo

Riopardense

Santa Cruz

Santo Ângelo

São José

União Harmonia

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br