MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Claiton no Bagé: intensidade é a chave para a Copinha

Publicada em 20/10/2020
Claiton no Bagé: intensidade é a chave para a Copinha | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ex-volante irá para quarto clube como treinador

Com um final de semana movimentado, o Bagé já avança na escolha dos profissionais que representarão o clube na disputa da Copinha, que será chamada de Copa Ibsen Pinheiro. Para comandar a casamata, o escolhido foi Claiton Alberto Fountora dos Santos, 42 anos, aquele mesmo, ex-volante, com passagens por Internacional, Flamengo, Athletico-PR, Santos, futebol japonês, entre outros.

Mas o que interessa, agora, é o trabalho como treinador, que é conhecido por buscar intensidade dentro de campo. A primeira oportunidade, na casamata, surgiu em 2016, pelo Aimoré. Repórter do Jornal VS, de São Leopoldo, Matheus Beck conta que Claiton chegou ao Índio Capilé no segundo semestre, num período conturbado, visto que a equipe acabara de ser rebaixada, do Gauchão para a Divisão de Acesso. Entretanto, conseguiu viabilizar a participação na Copinha, com um elenco experiente, chegando até os mata-matas.

Em 2017, permaneceu no Aimoré para a Divisão de Acesso, no primeiro semestre. O clube foi até as quartas de final, sendo eliminado para o São Luiz, que terminou como campeão. “Tinha ideias interessantes, diferente dos técnicos anteriores. Eram até modernas, mas como o Aimoré não tinha uma grande estrutura, acabou não funcionando. Porém, tinha um perfil muito motivador, com boa relação com os jogadores e bastante cobrança por intensidade, como ele era na época de jogar”, contextualiza o jornalista.

Em 2018, Claiton assumiu o desafio de treinar o São Paulo de Rio Grande no Gauchão. O elenco daquele ano ficou marcado pela passagem dos medalhões Diguinho e Anderson Pico. Porém, foi desligado do clube na nona rodada. O seu substituto não conseguiu reverter o cenário e o São Paulo acabou sendo rebaixado.

Ainda no mesmo ano, Claiton assumiu o comando do Cruzeiro de Cachoeirinha, onde ficou até 2019. Repórter da TV e Rádio Web do Inter, mas ligado ao Cruzeiro, Ernani Campelo conta que a primeira temporada teve bons momentos no clube. Já em 2019, a equipe caiu ainda na primeira fase da Divisão de Acesso. Em 2020, o treinador assumiu o Porto Velho, da Roraima, porém, saiu ainda no período da pré-temporada.

Missão: colocar o Abelhão na Copa do Brasil

Por telefone, Claiton atendeu ao Jornal MINUANO. O acerto com o Bagé foi sucedido mediante o diretor Rodrigo Trindade, que retornou ao jalde-negro. “Nós já tínhamos nos falado outras vezes e nunca tinha fechado. Essa vez sentamos, conversamos e fechou. Estamos bem confiantes e vamos dar o máximo para fazer um excelente trabalho”, salienta.

De forma clara e direta, o objetivo de Claiton é ser campeão da Copinha, o que leva à participação na Copa do Brasil de 2021. E somente jogar a primeira fase, já garante, aos cofres do clube, R$ 500 mil. “Tinha descartado convites anteriores de alguns clubes porque o projeto esportivo não me agradou, e o do Grêmio Bagé gostei muito. Fui um atleta vencedor e sempre entro para ganhar. O Bagé me mostrou essa vontade de vencer”, aponta.

Sobre o estilo de jogo que pretende implantar, Claiton afirma que valoriza a posse de bola, com utilização de blocos altos. “Sempre fazendo que meu time esteja o mais próximo possível do gol adversário e longe do nosso gol. Gosto de jogadores que tenham uma boa intensidade de jogo e espírito vencedor. E a respeito de esquema de jogo, vamos ver qual o grupo de atletas vai se sentir mais a vontade. Até porque, temos pouco tempo para treinar. A ideia é dar o meu melhor e tirar o melhor dos atletas. O que eu posso dizer para a torcida do Bagé é que vamos fazer de tudo e mais um pouco para colocar o clube nessa competição nacional de 2021”, finaliza.

Quatro atletas e membros da comissão técnica são anunciados

Fora Claiton, a direção jalde-negra também confirmou outros dois integrantes da comissão técnica. Para a função de auxiliar técnico, o escolhido foi Tiago Lopes. E a preparação física ficará por conta de Wagner Ellwanger, que teve o Cruzeiro de Cachoeirinha como último clube.

Em relação ao elenco de jogadores, quatro atletas foram anunciados, entre a manhã de sábado (17) eu final da tarde de segunda-feira (19). A lista começou com o zagueiro Yuri Rodrigues, 25 anos, com passagens por Pelotas (2016 a 2017); São Gabriel (2018 e 2019); Avenida (2018 e 2019); Atlético Tubarão, SC (2019) e Linense, SP (2020).

O segundo anúncio envolveu a chegada do atacante Renato Miranda (Renatinho), 30 anos. O atleta conta, no currículo, com passagens por JV Lideral, MA (2009 e 2010); Araguaína, TO (2012 e 2015); Minas Boca, MG (2014); Tocantinópolis (2016); Capital FC, TO (2017); Tupi-RS (2018 e 2019); São Borja (2018) e Camboriú (2019); Moto Club, MA (2020); Igrejinha (2020) e Batel, PR (2020). A contratação contou com intermediação da CCP Assessoria Esportiva, comandada por Ricardo Pizarro, Cristian do Couto e Pierre Castilhos.

A terceira divulgação foi o retorno do atacante Vinícius dos Santos (Vini), 27 anos, que jogou a Copa Seu Verardi, em 2019, e as três rodadas realizadas da Divisão de Acesso, em 2020, pelo Bagé. Porém, o atleta também acumula passagens por Cerâmica (2012); São Luiz (2014); Angra dos Reis, RJ (2015); Cruzeiro-RS (2016); Aimoré (2016); Esportivo (2017 e 2019) e São José (2017 e 2018);

E a quarta contratação divulgada também foi um retorno: o zagueiro Matheus Freitas Carvalho da Silva, 25 anos, que jogou a Copa Seu Verardi, em 2019, pelo Bagé. O restante do currículo inclui passagens por Coritiba (2015); Goianésia (2015 e 2017); KF Hajvalia, do Kosovo (2015 a 2016); América-GO (2017); Sokol Brozany, da República Tcheca (2019); Hercílio Luiz, SC (2019) e Passo Fundo (2020).

O congresso técnico da Copinha está programado para esta sexta-feira, às 15h, no formato virtual. O plano da FGF é realizar a competição de 8 de novembro a 20 de dezembro. Até sexta-feira (16), haviam 13 interessados. Porém, no último sábado (17), o Brasil de Farroupilha anunciou a desistência da competição, restando, então, 12 equipes. Contudo, São Luiz e Pelotas, envolvidos com a série D do Brasileirão, também demonstram interesse em jogar.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br