MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Plano Municipal de Segurança Pública tramita no Legislativo

Publicada em 20/10/2020

Apresentado pela Prefeitura, o projeto de lei que institui o Plano Municipal de Segurança Pública propõe alternativas para articular, integrar e coordenar recursos tecnológicos, humanos, econômicos e financeiros para execução de serviços públicos. A proposta ainda tramita nas comissões técnicas do Legislativo. Não existe prazo para votação em caráter conclusivo.
O plano prevê a implantação de uma patrulha de prevenção comunitária, com o patrulhamentos desenvolvido por Guardas Municipais, nos pontos comerciais de grande movimento de pessoas, de movimentação financeira e com índices maiores de furtos e roubos, como bancos, joalherias, óticas, supermercados e lojas. A ação ocorreria diariamente, no horário de funcionamento do comércio. O projeto estabelece implementação imediata após início de atuação da Guarda Municipal.
O planejamento incluiu, ainda, um patrulhamento nas escolas do município e patrulhamentos semanais em órgãos públicos com histórico de problemas entre servidores e população. O fortalecimento do Gabinete de Gestão Integrada também integra a lista de prioridades estabelecidas pelo Plano Municipal de Segurança Pública.
A proposta de lei estabelece a criação da Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência, constituída para prevenir à violência familiar e doméstica de gênero. “Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe e demais agentes de segurança estarão unidos para dirimir problemas, evitar a violência, reunir propostas, desenvolver o trabalho em conjunto, por meio de diretrizes gerais e facilitadoras da prevenção e proteção as mulheres em situação de violência”, pontua o plano.


Política sobre drogas
O planejamento apresentado pela Prefeitura cria um ciclo de palestras em escolas, comunidades, eventos em regiões vulneráveis, associações e entidades, com agentes de segurança pública, sobre os malefícios das drogas, os problemas do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas, informações e dicas para evitar o contato com as drogas. A intenção é diminuir os problemas causados pela dependência, como crimes, problemas na saúde e, por fim, a morte.


Parceria com empresas
Acordo entre as empresas de segurança, poder executivo, órgãos de segurança e população, para solucionar crimes, desavenças e acidentes que ocorram nas vias públicas também está entre as estratégias do plano. O projeto salienta que a intenção 'é entrar em conversação com as empresas para que peça autorização para a população para que, caso seja necessário, as câmeras externas da casa, viradas para a via, possam ser solicitadas'. “Caso os moradores aceitem, violações à lei podem ser diagnosticadas quando necessário, auxiliando os órgãos de segurança concomitantemente às câmeras de segurança do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), aumentando significativamente o raio de visão”, justifica.


Readequação do trânsito
O estudo das vias, do fluxo de carros, dos principais problemas do trânsito e readequação das ruas está na lista de prioridades do plano de segurança. O texto define a readequação como o ato de 'transformar vias em mão única, colocar sinaleiras, rótulas, placas, faixas de segurança e campanhas educativas'.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br