MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretária da Cultura do RS cria Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória de Cinema

Publicada em 21/10/2020
Secretária da Cultura do RS cria Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória de Cinema | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gestores salientam que criação do núcleo é importante para a valorização do settor

A secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo, instituiu, na segunda-feira, 19, a criação do Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do Instituto Estadual de Cinema, com o objetivo de executar ações de pesquisa, organização e disponibilização de informações que orientem a pasta em ações de preservação da memória do cinema e do audiovisual gaúchos.
Estão, entre suas principais atribuições, realizar ampla pesquisa que concentre as informações sobre a filmografia gaúcha, promover programações, cinematografias, debates, mostras e festivais que valorizem e recuperem a história e a trajetória do audiovisual feito no RS, de preferência nas dependências da Cinemateca Paulo Amorim e do Museu Hipólito José da Costa, ou em ambientes digitais dos mesmos. Deve, ainda, criar publicações e plataformas digitais para dar visibilidade a pesquisas sobre os temas do Núcleo e assuntos afins, realizar parcerias com entidades do cinema rio-grandense para atividades relacionadas ao tema e com instituições de pesquisa e promoção do audiovisual, tanto do Brasil quanto do exterior.
Para o diretor do Iecine, Zeca Brito, a criação do Núcleo é uma conquista importante na história da Instituição. O órgão público passa, agora, a ter uma responsabilidade maior com a memória e com a preservação do cinema gaúcho, segundo ele. "O diálogo fortalecido com a sociedade civil e a inscrição histórica, que se fazem necessários para que essa cinematografia siga viva com o passar dos anos”, declarou Brito.
Beatriz acredita que sua gestão ficará marcada pela valorização da memória e do patrimônio. "A memória imaterial, representada pelo audiovisual, os registros dos diferentes tempos e interpretações do mundo que os produtores realizaram, agora encontraram dentro do Iecine um espaço adequado para sua preservação ao encontro das novas gerações”, disse. A portaria completa foi publicada no Diário Oficial do RS em 19 de outubro de 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br