MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Justiça defere pedido para afastar diretor do Daeb

Publicada em 22/10/2020
Justiça defere pedido para afastar diretor do Daeb | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mendes exerce cargo desde junho

Em ação civil movida pelo Ministério Público, o juiz Leandro Preci, da 3ª Vara Cível da Comarca de Bagé, deferiu o pedido de tutela de urgência para suspender o ato de nomeação do engenheiro Eduardo Mendes, para a Diretoria-Geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). Até o final da manhã de quarta-feira, o Executivo Municipal ainda não havia sido notificado da decisão. O procurador-geral do município, Igor Palomino, destaca que respeita a decisão da justiça, adiantando que um recurso será apresentado para defender o ato administrativo praticado pelo prefeito, ao nomear Mendes para o cargo.
A ação tramita em segredo de justiça. A reportagem apurou que a Promotoria aponta indícios da prática de ato administrativo que afronta princípios constitucionais, argumentando que a nomeação de Mendes atenderia à interesse privado, para captação de eventuais votos em favor de uma candidatura do PL ao Legislativo, nas eleições de 2020. O diretor do Daeb é filiado ao partido. O Ministério Público também apresentou um áudio atribuído ao deputado federal Giovani Cherini, liderança estadual da legenda, para sustentar o pedido de afastamento. 
A decisão determina que o diretor deve ser afastado do cargo em até 10 dias após a intimação do município. Mendes se manifestou por meio de nota, reforçando que terá prazo para apresentar defesa. “Este áudio vazado não diz nada demais, simplesmente um apoio político da minha entrada no governo, onde eu estaria por desenvolver um trabalho positivo, no sentido da retomada da obra da barragem com o Exército”, pontua.
Mendes, que é engenheiro concursado da Prefeitura, afirma que está tranquilo e que segue fazendo seu trabalho na autarquia. “Na minha gestão, conseguimos a retomada da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto e uma considerável melhora no faturamento do Daeb”, salienta.
O diretor do Daeb é nomeado pelo prefeito. O procurador-geral do município explica que o efeito suspensivo da decisão que determina o afastameno de Mendes será pleiteado através de recurso, apresentado após notificação, dentro do prazo de 10 dias, estabelecido pela Justiça. 
Em breve manifestação, Cherini afirmou que não tem conhecimento do processo e das possíveis ilegalidades. “Ele (Eduardo Mendes) está sendo condenado por uma mensagem do WhatsApp?”, questionou o deputado federal, em resposta ao JM.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br