MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Autorização do Estado para antecipar retorno de aulas presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental não deve afetar a região

Publicada em 23/10/2020
Autorização do Estado para antecipar retorno de aulas presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental não deve afetar a região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeituras já decretaram que até o final do ano será mantido o ensino remoto


Na tarde de quinta-feira, dia 22, o governo do Rio Grande do Sul comunicou a decisão de antecipar o retorno de aulas presenciais dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental das redes municipal e privada. Com previsão anterior de liberação somente a partir de 12 de novembro, as aulas das duas redes serão autorizadas a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de outubro. Contudo, os municípios da região não devem ser afetados pela decisão.
A medida anunciada pelo governador, Eduardo Leite, não é válida para as aulas da rede pública estadual, que seguem o calendário anterior de liberação, com data de retorno em 12 de novembro. A decisão atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis.
Já os municípios da região não devem aderir a antecipação e garantiram, através de decretos, que as aulas presenciais nos municípios não devem retornar em 2020.
Candiota e Hulha Negra já informaram que nenhuma atividade educacional presencial, seja na rede municipal, estadual ou privada, será retomada neste ano. Aceguá confirmou que, apesar de não interferir nas decisões à respeito da rede estadual, a rede municipal não deve retornar.
A Prefeitura de Bagé ainda não se manifestou sobre o retorno das aulas das escolas estaduais, mas já suspendeu, através do decreto 166, de 2 de setembro de 2020, as aulas presenciais da rede rede pública municipal e particular até 31 de dezembro deste ano. No momento, apenas escolas de Educação Infantil particulares, com até 120 alunos, estão autorizadas a funcionar, assim como cursos técnicos profissionalizantes particulares.
O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.
O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.
Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br