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RS Music Lab lança as datas da sua Conferência Virtual sobre o mercado da música
O RS Music Lab proporcionou, ao longo de 2020, uma imersão no mercado musical com o foco na superação dos desafios de quem trabalha com arte em tempos de pandemia. Conhecimento e conexões foram as palavras-chave das primeiras etapas do projeto, que, agora, chega à sua etapa final com a realização de Conferência Virtual, que trará de 7 a 13 de dezembro debates, maratonas, workshops e mentorias para a cena musical e criativa do sul do Brasil, além de lançar os 5 single-clipes das bandas integrantes do projeto: Zanzar, Charles Frutas, Viridiana, Eveliny e o duo Agnes e Pretana.
Com eixos estruturantes como inovação, formação, criação de redes, diversidade e o futuro da música ao vivo, a Conferência Virtual do RS Music Lab virá para suprir uma lacuna de eventos de negócios na área cultural no Rio Grande do Sul. Além de trazer nomes nacionais e regionais para dialogar e encontrar soluções para a cena musical, o evento ainda vai selecionar 10 artistas do Rio Grande do Sul para receberem mentorias de profissionais renomados do Brasil. O edital para a seleção das mentorias será lançado no dia 02 de Novembro e a programação completa e abertura de inscrições no dia 09 de Novembro. Toda a programação será online e gratuita.
Segundo um dos idealizadores, o produtor Paulo Zé Barcellos, o RS Music Lab e? algo estrate?gico e necessa?rio para o setor cultural do Sul e a conferência virtual irá encerrar a edição 2020 com os objetivos alcançados. "Capacitar e profissionalizar agentes e artistas transforma a cadeia produtiva da mu?sica em empreendedorismo. Democratizando as ferramentas de produc?a?o teremos um setor mais forte e competitivo. Precisamos nos reinventar e adaptarmos aos novos tempos. Este projeto foi essencial para enfrentar este ano difícil e a parceria com a Natura Musical estratégica para os resultados", declara.
O projeto chega em sua etapa final, mas durante todo o processo o sentimento de coletividade e resistência deu o tom. "Diante dessa situação de pandemia e isolamento social, projetos como o RS Music Lab são capazes instrumentalizar os artistes para que otimizem a qualidade de sua produção de conteúdo virtual - único meio possível e seguro de atuação do setor cultural atualmente - visando assim um aumento na autonomia para gestar e divulgar seu conteúdo de forma independente", declarou Vitória Proença, mentora no workshop de comunicação digital.
O RS Music Lab foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Vitor Ramil, Zudizilla, Tagua Tagua e Tem Preto no Sul, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 30 projetos até 2019, como Filipe Catto, Bloco da Laje, Borguetti e Yamandu, Musa Híbrida, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.
"O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós", afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Sobre o Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.