MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Com Bagé e sem Guarany, Copinha é confirmada

Publicada em 24/10/2020
Com Bagé e sem Guarany, Copinha é confirmada | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jalde-negro representará cidade na competição

O martelo foi batido. O futebol voltará ainda em 2020 na Rainha da Fronteira, ainda que seja com portões fechados. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na tarde de ontem (23), o Congresso Técnico e confirmou a realização da Copa Ibsen Pinheiro, conforme será denominada a Copinha neste ano. Dos 13 clubes que tinham manifestado interesse, 11 deles confirmaram a presença na competição. E essa lista inclui o Bagé. Por sua vez, dois anunciaram desistência, que foi o caso do Brasil de Farroupilha e o Guarany. Assim, as atenções na Rainha da Fronteira ficarão concentradas no bairro Menino Deus, no estádio Pedra Moura.

Os 11 clubes participantes foram divididos em dois grupos, um de cinco e outra de seis. As equipes jogarão em turno único, ou seja, cinco rodadas. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais (1º x 2º). Os confrontos eliminatórios serão no formato ida e volta. O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2021, que somente pela participação rende, ao time participante, R$ 500 mil aos cofres.

A Copa Ibsen Pinheiro está programada para iniciar em 8 de novembro e deve se estender até 20 de dezembro. Dos clubes participantes, até cogitou-se, também, a participação de São Luiz e Pelotas, ambos ocupados com a série D do Brasileirão. Porém, a ideia não foi para frente e a informação não passou do status de mera sondagem. Outros clubes até tinham cogitado, nos bastidores, em jogar. Entretanto, vários dirigentes alegaram que o curto prazo para preparação e a demora para a competição ter sido confirmada acabou inviabilizando tais planos.

Outro fato que pesou, negativamente, foi a impossibilidade de inscrever atletas menores de 18 anos. A FGF tomou essa decisão em razão dos cuidados necessários com a pandemia. Nesse sentido, por se tratar de menores de idade, a entidade acatou por cancelar as competições estaduais de base, como os Gauchões sub-15 e sub-17.

Quanto aos cuidados com a saúde, todos os clubes deverão cumprir com protocolos sanitários, que serão os mesmos do Gauchão. Também será exigida a testagem dos profissionais envolvidos a cada 15 dias. Mais detalhes sobre isso ainda serão divulgados e aprofundados pela FGF. Os jogos, conforme já era previsto, serão com portões fechados. Ainda que bem pequenas, até existia uma possibilidade de uso de 30% da capacidade dos estádios. Porém, não houve avanço do tema, nos últimos dias, visto que deveria ser discutido pelo Estado e as prefeituras das cidades que possuem clubes envolvidos na competição.

Alvirrubro focará planos na Divisão de Acesso

Na semana passada, o Guarany tinha demonstrado interesse em jogar a Copa Ibsen Pinheiro. Entretanto, nesta semana, a diretoria optou por desistir de jogar á competição. A ideia, agora, é focar na parte financeira, de modo que o clube entre, em 2021, com uma condição mais estável. E, a partir disso, investir mais pesado na montagem do elenco para a Divisão de Acesso.

Além disso, vários dos jogadores que tinham atuado com a camisa alvirrubra, nas três rodadas da Divisão de Acesso que foram realizadas, neste ano, até a pandemia, estão empregados e compromissados com outras equipes. Tal situação acarretaria em problemas para montagem do elenco, ainda mais que o tempo é curto até o início da competição (8 de novembro). Então, levando em conta esses fatores, a diretoria do Índio optou por não jogar mais em 2020 e se reorganizar, administrativa e financeiramente, visando à Divisão de Acesso de 2021.

 

 

TABELA

 

GRUPO A

 

Nova Prata

Inter-SM

Santo Ângelo

Passo Fundo

Marau

 

GRUPO B

 

Bagé

São José

União Harmonia

Riopardense

Novo Horizonte

Santa Cruz

 

DATAS

 

PRIMEIRA FASE

1ª rodada – 08/11

2ª rodada – 15/11

3ª rodada – 22/11

4ª rodada – 29/11

5ª rodada – 02/12

 

SEMIFINAL – A PARTIR DE 06/12

FINAL – A PARTIR DE 13/12

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br