MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Oficinas marcam a manhã do segundo dia do Congrega Online 2K20

Publicada em 27/10/2020
Oficinas marcam a manhã do segundo dia do Congrega Online 2K20 | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Três atividades envolveram participantes

Por Lucas Zacouteguy

Na manhã desta terça-feira foram realizadas através do Google Meet três oficinas que compõem a programação do Congrega Online 2k20. A primeira delas foi "O trabalho doméstico infantil no Brasil: uma análise a partir da perspectiva de gênero", ministrada pelas advogadas Maria Eliza Cabral e Maria Victória Pasquoto, e pela acadêmica de direito Francesca Rosa dos Santos.

As falas destacaram a diferenciação entre trabalho infantil e a realização de tarefas domésticas, a proteção jurídica brasileira aos direitos das crianças e adolescentes prevista no Art. 227 da Constituição Federal e o limite mínimo de idade para o trabalho que é de 16 anos, com exceção na condição de aprendiz que é a partir dos 14, por exemplo. Foram apresentadas também as condições causadoras do trabalho infantil que envolvem diversas questões: econômicas, culturais, educacionais e políticas. 

A segunda oficina abordou "Hipodermóclise", prática que consiste na administração de fluídos pela via subcutânea em tratamentos paliativos e oncológicos. A explanação foi realizada pelos enfermeiros Renata Umpierres e Jeferson Moreira Silveira e pelo médico Alexandre Moch. Para Moch na área da saúde é fundamental promover qualidade de vida aos pacientes. "A ideia é trazer nesse Congrega uma pincelada pra gente conseguir despertar nas pessoas que estavam participando conosco essa sementinha, fazer com que mais pessoas saibam desta via, e a gente consiga implantar cada vez mais na nossa prática clínica", finaliza.

A terceira e última oficina realizada no período matutino teve como tema a "Produção e edição de vídeos" e foi comandada pela professora Paula Lemos Silveira. Paula apresentou algumas técnicas, plataformas online e as principais ferramentas utilizadas na produção de conteúdos audiovisuais de forma digital e gratuita.  

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br