MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa tem 48 trabalhos em sua 16ª edição

Publicada em 28/10/2020
Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa tem 48 trabalhos em sua 16ª edição | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
A coordenadora da 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, Dra. Clarisse Ismério.


Por Mariana Bond
Acadêmica de Jornalismo

O Congrega Online 2k20 Urcamp iniciou oficialmente na segunda-feira, 26, de forma 100% online, com o tema “Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital”. Entre as atividades desenvolvidas durante o evento, foi realizada a 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, que marcou a noite de terça-feira, 27.
A 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa foi dividida em três áreas e foram aprovados 48 trabalhos para apresentação, sendo: 17 para Educação, 12 para Engenharias e Agrárias e 19 para Direito.
A coordenadora da Jornada e doutora em história, Clarisse Ismério, contou que mesmo no período atual de pandemia, o evento como um todo está mostrando uma maior expansão. Houve um crescimento na área de educação e direito, e o número menor de trabalhos submetidos para a área de Engenharias e Agrárias se deve ao fato de serem áreas mais experimentais. “A jornada de pós-graduação é um momento em que os pesquisadores da nossa instituição e de outras instituições compartilham suas pesquisas, trocam ideias e mostram o que estão produzindo. É uma vitrine da produção acadêmica nas instituições desde a especialização, mestrado e doutorado, em todas as áreas do conhecimento”, ressaltou Clarisse.
De acordo com a coordenadora, a área de Educação neste ano de desafios, como ensino remoto ou virtual, mostrou ainda mais a necessidade da atuação do professor e estiveram acompanhando as apresentações cerca de 90 pessoas. Em Engenharias e Agrárias, o público ficou em torno de 50 pessoas e alguns dos principais temas tratados foram energias renováveis, modelagem matemática e carvão. Na área de Direito, cerca de 85 pessoas estiveram presentes na sala virtual de apresentações e os temas debatidos envolveram direito da criança e do adolescente, direito constitucional, direito de família, direito penal, direito administrativo, direito ambiental, direitos das mulheres, direitos humanos e políticas públicas, no contexto atual.
O participante José Badwan apresentou a pesquisa “A Utilização de Metodologias Ativas: Um Estudo de Caso no Ensino Superior”, desenvolvida com a Prof. Drª. Viviane Kanitz Gentil, em 2019, na URCAMP, sobre métodos ativos de aprendizagem, para verificar como os professores pesquisados entendem esse tema e como eles aplicam tais métodos na sua prática docente, no contexto da Graduação I. “Me sinto muito grato em participar do Congrega 2K20 Online e da 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, por poder compartilhar nossa pesquisa e de assistir aos demais estudos apresentados. Está sendo uma grande oportunidade de aprendizagem”, relatou Badwan.
O Congrega Online 2K20 Urcamp segue com atividades até a sexta-feira, 30.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br