MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19 / Especial Coronavírus

Cerca de 400 testes de PCR são realizados por semana

Em 29/10/2020 às 01:05h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cerca de 400 testes de PCR são realizados por semana | COVID-19 | Especial Coronavírus | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pessoas com sintomas realizam a testagem após triagemFoto: ArquivoJM

 

Bagé  aumentou a testagem de covid -19 desde que aderiu ao programa Testar RS do governo do Estado. Com o programa o município realiza em torno de 400 testes de PCR por semana que são encaminhados para foram do RS.

De acordo com o secretário municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Geraldo Leal Gomes. A testagem é realizada em todos os casos de síndrome gripal, ou seja, pessoa com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia.

Segundo o secretário o número de testes aumentou e os exames são encaminhado através das centrais  regionais de triagem. Até então, esse tipo de análise era restrito a casos internados, prioritários ou dos municípios com maior população. “Após passar pela triagem na Unidade de Pronto Atendimento,  os médicos encaminham para a realização do teste”, disse.

Os testes realizados em pessoas com síndrome gripal (quando não hospitalizado) e os trabalhadores de saúde sintomáticos são enviados para fora do Estado, conforme o programa. Os resultados estão demorando entre 7 e 10.  Ficam no RS para testagem no Lacen e laboratórios parceiros as amostras dos casos considerados prioritários. Eles são aqueles suspeitos de Covid-19 entre casos internados (por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG), óbitos e que envolvam situações de surtos, residentes ou trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), trabalhadores de saúde contactantes assintomáticos de casos confirmados por PCR e indígenas. As amostras enviadas para o Lacen demoram cerca de dois dias.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br