MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Votação na Consulta Popular precisa atingir 2% em cada município da região para garantir recursos

A votação da Consulta Popular iniciou na última segunda-feira e se estende até a próxima terça-feira, 3. Mas o resultado dos três primeiros dias de votação on-line foi díspar nos sete municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).

Em 29/10/2020 às 01:32h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Votação na Consulta Popular precisa atingir 2% em cada município da região para garantir recursos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apenas 0,11% dos eleitores aptos da Rainha da Fronteira participaram até o momento Foto: Arquivo JM

A votação da Consulta Popular iniciou na última segunda-feira e se estende até a próxima terça-feira, 3. Mas o resultado dos três primeiros dias de votação on-line foi díspar nos sete municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).

Para acessar o valor liberado pelo Governo do Estado para cada Conselho - para a Campanha, por exemplo, foi encaminhado valor total de R$ 400 mil para 2021 e, talvez, R$ 400 mil para 2022, dependendo do orçamento do Estado - os municípios devem atingir, no mínimo, 2% de votação.

Até o momento, de acordo com informações de apuração parcial divulgadas ontem, apenas o município de Lavras do Sul atingiu o percentual mínimo, com 141 votos, que equivale a 2,64% da população apta a votar. Aceguá vem logo em seguida, ainda abaixo da exigência mínima, mas disparado na frente dos demais municípios, com 1,44% de votantes até agora, cerca de 54 pessoas.

Já os municípios de Caçapava, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra variam com índices de 0,13% a 0,39%. A menor votação registrada, até agora, é referente a Bagé, que registrou apenas 97 votantes até o início da tarde de quarta-feira, representando 0,11% do total de 90.929 eleitores aptos.

A presidente do Corede Campanha, Lia Maria Herzer Quintana, destaca a importância da participação popular no processo: "A cada ano, a Consulta se torna mais tecnológica. Mas sem a participação dos eleitores da Região da Campanha, ela não se torna realidade. Participe e vote na sua demanda", ressalta.

Como votar e pautas disponíveis na cédula
Em função da pandemia e dos protocolos de distanciamento social, o processo de votação é totalmente virtual através do site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS para o número 29634, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 3), já que não haverá urnas disponíveis para votação.

A cédula indica as três pautas para votação. Cada eleitor escolhe uma pauta e os dois projetos mais votados, entram no orçamento do governo do Estado para execução no próximo ano.
Voltado ao setor rural, o projeto "Promover o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite e da Pecuária de Corte, por meio de máquinas e equipamentos", prevê melhorias na infraestrutura: equipamentos e modernização de salas de ordenha para produção de leite, além de equipamentos e modernização da pecuária de corte (bovinocultura e ovinocultura).
Na área de inovação, ciência e tecnologia foi escolhido o projeto "Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica", que busca fomentar a inovação e a tecnologia por meio da participação de alunos da graduação com bolsas de iniciação científica e tecnológica, associados aos projetos de pesquisa aplicada.

No segmento de cultura e turismo, foi definido como prioridade o "Calendário anual de eventos relacionados a manifestações populares", que tem como o objetivo fortalecer e ampliar os eventos que mobilizem a região e reiterem a importaÌ‚ncia da preservação das manifestações culturais regionais, com vistas ao fortalecimento da identidade regional e possível geração de renda.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br