MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mena adianta que fiscalização de cumprimento de medidas será realizada com rigor

Em 25/02/2021 às 07:15h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Mena adianta que fiscalização de cumprimento de medidas será realizada com rigor | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Avenida Sete de Setembro será bloqueada à noite até domingo | Foto: Tiago Rolim de Moura

Classificada em bandeira vermelha na rodada 42 do modelo de Distanciamento Controlado, a região de Bagé deve seguir uma série de protocolos referentes à classificação. Por outro lado, também estão vigentes os protocolos do decreto estadual 55.769, adotado pelo governador, de forma temporária, para controlar o número crescente de casos de covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde do Rio Grande do Sul.

A adoção dos protocolos de risco alto de contaminação, além dos protocolos do decreto estadual, foram anunciadas na noite de terça-feira, através de live, pelo prefeito em exercício, Mário Mena. Também participaram o representante da Procuradoria Jurídica do município, Álvaro Lara; delegado da Polícia Civil, André Mendes; secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Geraldo gomes; Major Kleiton Renan, comandante do 6º Regimento de Polícia Montada; Raul Vallandro, administrador da Santa Casa; e Dr. Ricardo Necchi, titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Mena explicou que a adoção das medidas foi estudada pela gestão após constatar a ascensão da curva de contaminação nos últimos dias. Desta forma, fica vigente no município os protocolos de bandeira vermelha durante o dia – levando em conta a lotação definida para o comércio, transporte público e cultos religiosos - e as medidas do decreto estadual durante a noite, com fechamento das atividades comerciais não-essenciais às 20h.

O vice-prefeito explicou que, diferente de outras ocasiões, em que o município contrariou decretos estaduais por não se encontrar em situação de risco, o cenário é outro, no momento. Com a lotação dos leitos de UTI – mesmo que com pacientes encaminhados por outros municípios – o sistema de saúde público fica sobrecarregado, afetando todo o serviço.

“Esse é um momento delicado. Ter a restrição a partir das 20h não muda nada para Bagé, ela continua trabalhando. Mas esta não aglomeração causada após às 20h é que vai nos levar a um possível super esgotamento da rede hospitalar e isso não vamos ter condições de resolver, se acontecer”, declarou.

O decreto estadual permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais no período compreendido entre 20h e 5h: farmácias, hospitais, clínicas médicas, assistência social, hotéis, postos de combustíveis (sem conveniência) e funerárias.

O comércio noturno é composto, em sua maioria, por lancherias, restaurantes e bares. Esses empreendimentos estarão fechados, até a madrugada do dia 2 de março, para atendimento presencial. Contudo, poderão atender os clientes, após o horário-limite estabelecido, através de tele-entrega.

O mesmo é aplicado para mercados, que deverão fechar as portas às 20h, suspendendo o ingresso de novos clientes. Contudo, os clientes que ainda estiverem no estabelecimento neste horário poderão ser atendidos até às 21h. Após esse horário, apenas atendimentos via delivery.

Mena promete que, neste momento, haverá uma rigidez maior em relação ao cumprimento das medidas. “Temos que tomar uma atitude energia e séria. A Polícia Civil, a Brigada Militar, a 7ª Coordenadoria, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa, vamos estar todos juntos fiscalizando o que vai estar acontecendo a partir de hoje, com rigor muito extremo para aquele que tentar não cumprir o decreto do governador”, declarou.

Inclusive, para diminuir o risco de aglomerações nas ruas após a final de um campeonato esportivo hoje, além da movimentação do final de semana, Mena declarou que a Avenida Sete de Setembro será bloqueada durante a noite, a partir das 20h, até domingo, dia 27.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br