MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Memórias & Afetos

Armando Salis Brasil

Em 29/02/2024 às 06:45h

por Redação JM

Armando Salis Brasil | Memórias & Afetos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Acervo Museu Dom Diogo de Souza

"Um cidadão de bem. Cem anos de nascimento.

Nascido em Bagé, de Vicente Teixeira Brasil e Margarida Salis Brasil em 6 de fevereiro de 1920, após formatura em Odontologia pela UFRGS, iniciou com Dilce Martins Brasil, exemplar união, gerando os filhos Adelaide, Wagner, Berenice e Clarice.

Como cirurgião-dentista, se especializou em Cirurgia Buco-Maxilar, exercendo sua atividade em Consultório particular e também em outros locais, como a Charqueada de São Domingos e na Hulha Negra quando, de forma quase sem remuneração, atendeu aos migrantes da segunda guerra mundial que ali chegavam.

Como dentista no Exército, criou o serviço Odontológico, no 3º RA 75 CAV, sendo considerado exemplo para o Brasil. Recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro. Criou as Jornadas da Saúde, que se transformaram nas Aciso (Ações Cívico Sociais do Exército). Por estes feitos, recebeu a mais alta condecoração do Exército Brasileiro: Medalha do Pacificador.

Nas frias madrugadas de Bagé atendeu, por muitos anos, aos tuberculosos da Santa Casa de Caridade. Com importante grupo de amigos fundou o CTG 93, segunda entidade do gênero do RS e do Brasil, com a premissa de congraçamento de gaúchos de todas as classes e origens. Presidiu a entidade por diversas gestões. Criou as Rondas Crioulas como festa máxima do gauchismo local.

Presidiu, por diversas vezes, o Clube Comercial de Bagé. Participou da Comissão de criação do Cantegril Clube de Bagé e fez parte da direção por muitos anos.

Fez parte de direções de entidades como: Cobagelã, Associação Rural, Guarany Futebol Clube e muitas outras a saber. Deixou à família legado de respeito e amizades e Valores que somente Grandes Cidadãos conseguem construir.

Honrando a memória de nossa família Brasil, pioneira da colonização de Bagé, eis que chegamos dois anos antes da fundação, manifestamos orgulho em deixar, no magnífico Museu Dom Diogo de Souza, acervo de nosso Pai Armando que, junto à nossa mãe Dilce Martins Brasil, construiu, para nós, um império de unidade, cidadania e amor."

Texto: Wagner Martins Brasil (com suas irmãs Adelaide, Berenice e Clarice, bem como a descendência)

Galeria de Imagens
Leia também em Memórias & Afetos
Sady Soares Gontan: campeão em tênis Há 4 dias
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br