MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Uma trajetória de sucesso: Francine Taschetto

"As mulheres vêm para o Agronegócio para somar, com sua delicadeza, força, inteligência e sensibilidade. Cada um tem um lugar de direito e isso não precisa ser tomado, precisamos nos capacitar, estudar, evoluirmos. Porque, juntas, somos capazes de levar as Fazendas e o Agronegócio para outro patamar mundial de produtividade.” (Francine Taschetto)

Em 02/03/2024 às 06:25h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Uma trajetória de sucesso: Francine Taschetto | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Hoje, a gente vai conhecer a história de Francine Taschetto que, aos 34 anos, se destaca no Agronegócio. A relação dela com o campo começou antes mesmo de nascer. Os pais, após casarem, iniciaram o trabalho de cultivo de arroz. A irmã mais velha, Raquel, nasceu e, em seguida Francine, e assim começa a nossa reportagem especial neste mês das mulheres.

Francine nos conta que teve uma infância cheia de carinho, atenção e apoio. Cresceu, em meio ao amor ao campo, aprendeu a importância do trabalho de produzir comida para a mesa de muitas pessoas. Enquanto a irmã cursou Agronomia, ela foi em busca da grande paixão, a Medicina Veterinária. E a Fazenda Angico, adquirida pela família quando ela tinha 5 anos, foi crescendo, com o trabalho dos pais e das duas irmãs.

Os investimentos na agropecuária geraram frutos. A seleção especial de animais da raça Angus ajudou na formação da genética de ponta, assim como os investimentos nas culturas de soja e arroz. “Quando eu me formei (2016) fui trabalhar com meu pai na parte da Pecuária. Naquela época, eu era “pau para toda a obra”, coordenava os funcionários, programava a parte nutricional, calendário vacinal, manejos e todo o resto. Mas não tinha acesso à gestão do negócio. Então, em setembro de 2019, meu pai, já cansado e querendo aproveitar um pouco da vida junto à minha mãe, que foi tão batalhada, nos sugeriu a sucessão familiar. Eu e minha irmã seríamos sócias dele e formaríamos a Parceira Agropecuária Angico", recorda.

“Meu pai vem de familia italiana e, como bom italiano batalhador, ele não só fez a sucessão familiar nos colocando à frente da pecuária, como manteve um arrendamento de 30% do lucro bruto da Pecuária. Para mim e minha irmã, duas mulheres inexperientes até então, foi um desafio. Na época, não possuíamos caixa para manter a propriedade e os funcionários. Para a nossa satisfação, ao fim do primeiro ano, conseguimos quitar nosso empréstimo, pagar o arrendamento ao nosso pai, manter a propriedade e ainda obter lucro", celebra.

Uma trajetória de sucesso, que fez Francine ilustrar a Revista Caras, em fevereiro deste ano, e que, segundo ela, sempre foi focada em valores claros: alimentar pessoas, com carne de qualidade, criada 100% a pasto, eficiente economicamente e com bem estar animal, honestidade, trabalho duro, gestão eficiente e colaboradores satisfeitos.

“O Agronegócio, na minha vida, é uma filosofia, uma maneira de viver, onde podemos estar perto da natureza, onde produzimos nosso próprio alimento, na calmaria e tranquilidade do campo. Cuidando e preservando para que as próximas gerações possam ver e seguir o nosso legado e fazer ainda melhor. Também ajudando a alimentar o mundo, de maneira correta e digna", enaltece.

E quando o assunto é ser mulher no agro, ela diz que nem sempre é fácil, já que precisa comprovar seu conhecimento e sua autoridade em certos assuntos, mas que consegue, ao mesmo tempo, trazer para dentro das fazendas mais organização, mais docilidade, carinho e mais empatia com o próximo e com o trabalho. Nas redes sociais, Francine compartilha a rotina de trabalho duro, com um olhar leve e bem humorado. Sem perder a seriedade e a importância do tema, ela aborda pontos importantes do dia a dia das fazendas. Hoje, é gestora da Fazenda e Digital Influencer, presta apoio tanto às mulheres que estão começando, quanto aos jovens que vão passar pela sucessão familiar. E essa sensibilidade a fez perceber uma preocupação de diversos produtores, o êxodo de jovens do campo. A percepção junto com a irmã, e a vontade de transformar a sociedade, resultou na criação do Instituto Cooperconecta, onde jovens poderão ingressar no campo já preparados para os desafios - para ela é um propósito de vida. "Onde o coração pulsa mais forte. Tenho certeza que toda a comunidade aprenderá a ter mais empatia com o próximo, mais carinho pela base da sociedade, crescimento como seres humanos", frisa.

Essa foi a história de Francine Taschetto. Mulher, gestora rural, influencer e esperançosa por um mundo melhor. Para saber mais sobre o Instituto Cooperconecta é só acessar o instagram @institutocooperconecta.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Raízes da cultura gaúcha Anteontem
Conversas sobre arte Anteontem
117 do Guarany Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br