MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Uma trajetória de transformação: Liliane Schimidt

Em 10/03/2024 às 08:35h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Uma trajetória de transformação: Liliane Schimidt | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Liliane tem 38 anos, trabalha com estética e, acima de tudo, aprendeu a reconhecer a vida como o bem mais precioso. Há três anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Uma notícia que fez com que os planos dela mudassem drasticamente. Ela estava realizada no emprego, com a vida encaminhada e a partir daí tudo se transformou.

Liliane conta que a notícia chegou como uma bomba. Se sentiu sozinha, perdida, sem referências, como se tudo estivesse acabando. E essa falta de esperança fez com que algo concreto acontecesse. Mas, para ela, desistir não estava na rota. Começou o tratamento, que não é fácil. Retirou as duas mamas, fez 16 sessões de quimioterapia, 18 sessões de rádio, sempre com aquela sensação de que havia em tudo isso uma transformação.

Sentia que podia fazer algo mais. Durante o tratamento, conheceu outras mulheres, que passavam pelo mesmo problema, que tinham as mesmas inseguranças e que precisavam ter a esperança de novo na vida. Todas precisavam ter exemplos de gente que teve a mesma experiência desafiadora e conseguiu vencer. E foi durante esse processo de cura, que surgiu a ideia da Oncofriends. Um grupo de mulheres unidas para compartilhar vivências e semear otimismo.

Juntas, elas se apoiam, conversam, se ajudam e são exemplo a outras tantas. Vinte e cinco integrantes fazem parte do grupo, mulheres curadas e em tratamento, que sustentam como base sólida da sororidade. E essa união vai além. Quando buscamos o sentido da palavra empatia, encontramos o sentido real nesse grupo. A palavra é usada para dar a ideia de irmandade entre as mulheres, independente de suas peculiaridades, apresentando entre elas o compromisso de empatia e companheirismo. Objetivos em comum. Juntas elas se protegem e se tornam ainda mais fortes.

Liliane segue fazendo o acompanhamento médico. Há dois anos, está curada. Mas ficaram algumas sequelas: O movimento de um dos braços teve comprometimento de 80% . E mais uma vez precisou se reiventar. Empreendeu e hoje é dona do próprio negócio, que comercializa produtos para quem trabalha com beleza para toda a região.

Mudou a vida profissional, se transformou por dentro. O aprendizado dessa metamorfose começou a chegar com o diagnóstico. Renasceu.

E o que ela espera da vida a partir de agora serve de exemplo para a gente: “Dar valor ao tempo, valorizar a vida, a família, o trabalho. Perceber que a finitude é para todos e que tudo o que se percebe ao nosso redor vem para transformar. A lição é viver e aproveitar a vida da melhor forma possível".

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Raízes da cultura gaúcha Anteontem
Conversas sobre arte Anteontem
117 do Guarany Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br