MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Transformar

Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se. (Viktor Frankl )

Em 12/03/2024 às 00:02h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Modificar, dar uma nova forma. A palavra transformação representa mudança, seja interna ou externa, dela, não há como fugir.

Uma folha de papel, quando amassada, muda, se transforma. Assim como a gente, de frente para situações que a vida nos impõe.

A própria borboleta, antes de ter asas coloridas, passa por um processo intenso, muda sua estrutura. Em quatro fases: é ovo, larva, pupa e estágio adulto. E não pensem que é uma mudança simples, o período leva dias, meses, até mais de um ano.

De lagarta a casulo, se esconde, muda de pele e fica ali encapsulada, numa fase de total repouso e é aí que acontecem as grandes mudanças. Os tecidos do corpo vão se modificando e quando está pronta rompe o casulo e liberta as asas. Adulta, vive na forma de borboleta, num tempo que dura de uma semana há alguns meses, período curto e importante para perpetuar a espécie.

Mas por que falamos de borboletas? Por conta da transformação, que é considerada das mais completas da natureza.

Já parou para perceber que, muitas vezes, relutamos em nos transformar? A ação fica congelada, o que nos impede de buscar novos sentidos, novas escolhas, uma transformação.

Quem sabe não é tempo de romper as asas, rasgar o casulo? Sair da caixa e usar como que em um voo todo o seu potencial?

Não precisamos que o processo seja lento, nem doloroso. Às vezes, só um primeiro impulso é necessário e aquela dose de exercício de perceber a nossa volta.

Leia também em Social
Raízes da cultura gaúcha Anteontem
Conversas sobre arte Anteontem
117 do Guarany Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br