MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Uma trajetória de coragem

Em 18/03/2024 às 08:16h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Uma trajetória de coragem | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Na nossa série de reportagens sobre as mulheres de Bagé, a gente não podia deixar de fora uma representante das Artes. Hoje, conheça a história de Marcela Meirelles, uma trajetória marcada pela coragem.

Se desprender, inspirar, lutar pelo que acredita, fazem parte dos caminhos dessa mulher que pode ser definida como uma lutadora. Marcela nasceu artista, é a segunda filha de uma família de cinco. Bajeense, nascida em 73, aprendeu com as tias e a mãe o valor que as artes têm na vida da gente.

Já na infância se questionava. Nasceu no gênero masculino, mas nunca se percebeu assim. Lembra que gostava de usar as roupas da mãe, se perguntava porque não podia usar o que a irmã vestia, se era assim que se sentia bem. Cresceu, sem se entender, e buscava referências. Nas palavras dela: "Não sabia o que era e buscava respostas". Se sentia diferente, amedrontada. Não queria ser assim. E diante de tantas dúvidas, o autoconhecimento era a única escolha.

Até os 22 anos, assumiu o gênero masculino. Sonhava em fazer artes, mas por pensar também em ser um pai de família, foi embora para Santa Maria, fazer faculdade de Química Industrial. Foi quando as janelas se abriram e ela finalmente começou a se entender. Percebeu que vestia uma roupa que não era sua. Fez terapia, buscou as respostas e começou a transicionar. Foi em busca de informação e encontrou o Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero (Protig), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, (HCPA). E foi pra lá que foi para se ressignificar.

Em 2 anos e três meses, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, fez a cirurgia de afirmação de gênero.  Foi sucesso. A vida profissional fluiu na capital. Até que precisou voltar a Bagé

Mas e a arte? Estava guardada numa gavetinha, mas ali, sempre presente. Trabalhou com móveis planejados, com a fabricação de bolos e a arte que estava quietinha começou a reaparecer. Autodidata, encontrou nas telas e pincéis o seu processo de fala. A sua voz.

No início, a pintura era o passatempo, até que resolveu fazer da arte sua vida. Artista talentosa, conquistou seu espaço, com tranquilidade. Na vida, sofreu preconceitos e discriminações, mas sempre conseguiu transitar nos lugares, independente de ser uma mulher trans.

A vivacidade de Marcela a fez conquistar seu espaço. Continua questionadora, justa, defensora dos seus ideais. A coragem marca essa mulher em constante evolução. Hoje ela entende Bagé, onde nasceu e foi reacolhida. De volta há 25 anos, aprendeu a enxergar e conquistar seu espaço por onde quer que passe.

Com coragem, mantém viva aquela sementinha que foi plantada pelas mulheres da família dela. As memórias dos bordados da mãe, dos grande pintores apresentados pela tia, que estudava Belas Artes, os traumas, a luta, as dúvidas e a coragem construíram a Marcela de hoje que é, sim, inspiração para todas nós.

E ela reforça: "A gente como mulher precisa se entender no mundo cada vez mais, descobrir os nossos talentos, resgatar as nossas forças e se organizar e se juntar para conquistar o mundo!"

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Raízes da cultura gaúcha Anteontem
Conversas sobre arte Anteontem
117 do Guarany Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br