MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp realiza aula aberta no Museu Dom Diogo de Souza

Em 13/04/2024 às 06:50h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp realiza aula aberta no Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos puderam explorar o prédio, percorrendo sala por sala, observando suas particularidades / Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 11, o Museu Dom Diogo de Souza abriu as portas para a atividade “Aula aberta no Museu”, promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da URCAMP, com a coordenação da professora Fernanda Barasuol, do componente Evolução da Arquitetura e Urbanismo, ministrado pela professora Magali Nocchi Collares. O evento teve início com uma apresentação da professora Magali sobre o histórico, arquitetura e detalhes arquitetônicos do conjunto.

Magali relembrou que o museu, concebido pelo historiador Tarcísio Antônio da Costa Taborda, inicialmente operou em uma sala da Vila Vicentina e, posteriormente, foi realocado para o edifício de propriedade da colônia portuguesa - a Beneficência Portuguesa - construído em 1878. Neste, conforme indicou a arquiteta, são visíveis fortes influências estéticas do Palácio Nacional de Queluz, residência de Dom João VI, possivelmente influenciando Dom Diogo de Souza na solicitação de uma construção com essa referência.

Além disso, Magal apontou que a edificação pode ser considerada de estética eclética historicista, pois incorpora elementos decorativos da arquitetura clássica, principalmente a partir das colunas coríntias, bem como uma combinação de elementos do barroco no portão de acesso e elementos coloniais em algumas aberturas.

Por fim, a professora Maria Luíza Pegas, integrante da Comissão Gestora dos Museus da Urcamp, comentou sobre a importância da existência do Museu Dom Diogo e Souza, que "além de estar instalado em um invólucro de importância", apresenta uma arquitetura imponente e significativa da época, guardando toda a história da cidade em seu acervo.

Os alunos puderam explorar o prédio, percorrendo sala por sala, observando suas particularidades, tanto internamente quanto externamente, constatando a presença dos elementos arquitetônicos e composições estudados durante o curso.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br