MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi viaja à Espanha em busca de investimentos em energia eólica para região

Em 13/04/2024 às 14:20h

por Redação JM

Mainardi viaja à Espanha em busca de investimentos em energia eólica para região | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Frente Parlamentar Pró-Energia Renováveis realiza missão / Foto: Divulgação

De olho nas possibilidades de futuros investimentos na produção de energia eólica nas regiões da Campanha, Litoral Sul e Fronteira Oeste gaúcha, a Frente Parlamentar Pró-Energia Renováveis, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, coordenada pelos deputados Frederico Antunes, do Progressistas, e Luiz Fernando Mainardi do PT, irá realizar uma missão buscando conhecer e convidar os executivos da Nordex Energy para investirem na metade sul do estado.

A missão será divida em duas partes. A primeira comitiva irá a Pamplona, na Espanha, nos dias 15 e 16 de abril, e é formada pelos deputados Luiz Fernando Mainardi e Valdeci Oliveira, do PT, pelo empresário bajeense Sérgio Barbieri, pelo Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e o consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito. A comitiva irá conhecer fábricas de equipamentos e de hidrogênio verde no país.

A segunda parte da missão ocorrerá no final da próxima semana, com uma comitiva formada pelo governador Eduardo Leite, o deputado estadual Frederico Antunes, além de outros parlamentares, que irão à Alemanha, na sede da empresa, para reforçar o convite para a empresa investir no estado.

Nordex é indústria eólica fundada em 1985, em Give, na Dinamarca, pelos irmãos Pedersen. Desde então, a empresa mudou-se para Hamburgo, norte da Alemanha, onde está situada a sede global. A empresa produz turbinas, naceles, pás e torres em fábricas locais.

Mainardi afirma que os projetos em andamento no estado, em sua grande maioria, preveem que fortes investimentos vão acontecer na região de Bagé e esta é uma grande oportunidade de trazer desenvolvimento para a região. “Nossa missão tem como o objetivo principal buscar investimentos para a nossa região. Iremos conhecer a empresa Nordex por dentro e estamos otimistas de que a empresa possa se instalar na nossa cidade, gerando emprego e renda”, afirmou o deputado.

O otimismo se justifica, já que o Rio Grande do Sul possui grande potencial para incrementar sua produção de energia eólica. O estado ocupa hoje a quinta posição em geração de energia eólica do país, ficando atrás do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Ceará.

Com um consumo de energia em torno de 11 gigawatts mensal, o Rio Grande do Sul importa em torno de 30 % da energia consumida. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração eólica no Estado já responde por algo em torno de 17% da energia produzida no estado e possui 81 parques em atividade, com uma produção de 1.835 gigawatts.

Segundo o Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia RS, Guilherme Sari, existem hoje no Estado, 48 novos projetos eólicos em andamento, em sua maioria, na metade sul do Rio Grande do Sul, abrangendo municípios das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Litoral Sul. “O momento é de otimismo e de consolidação de negócios, que com a criação de um bom ambiente, poderá devolver parte de um protagonismo que o estado já teve no setor eólico”, afirmou.

Apesar de a primeira implantação eólica no Rio Grande do Sul ter iniciado no litoral norte, no município de Osório, foi no extremo sul do estado que os maiores parques foram construídos, primeiro em Santa Vitória do Palmar, Chuí e Rio Grande e na sequência em Santana do Livramento.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br