MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Promotor de Justiça, Eugênio Paes Amorim compartilha experiências durante agenda na Urcamp

"O promotor do júri é aquele que valoriza a vida humana, acusando homicidas", ressaltou palestrante

Em 13/04/2024 às 06:48h

por Redação JM

Promotor de Justiça, Eugênio Paes Amorim compartilha experiências durante agenda na Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

Na noite de quarta-feira, dia 10 de abril, a Urcamp recebeu o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim para uma palestra sobre a carreira no Ministério Público, com foco especial no papel do promotor do Tribunal do Júri. Antes do evento, o JM conversou com o promotor para entender um pouco mais sobre os objetivos do encontro.

Com uma expressão de satisfação, Paes Amorim compartilhou sua admiração pela cidade de Bagé, ressaltando a hospitalidade que sempre recebeu. "Sempre fui bem recebido", enfatizou. Ele explicou que a palestra foi especialmente planejada para estudantes e interessados em seguir a carreira do Ministério Público, com um foco específico no trabalho do promotor do Tribunal do Júri.

"A ideia é falar como é que se forma esse promotor e como é que se sustenta depois, como é que ele atua e as dificuldades que ele vai ter", destacou Paes Amorim, que ainda enfatizou a relevância do evento para os jovens, visando também atrair talentos para os quadros do Ministério Público.

Ao abordar o caminho para os jovens que aspiram à carreira no Ministério Público, Paes Amorim enfatizou a importância do estudo do Direito Penal e do Processo Penal. "O promotor do júri é aquele que valoriza a vida humana, acusando homicidas", ressaltou. Ele destacou o Tribunal do Júri como uma área de destaque, fundamental na defesa do bem jurídico mais importante: a vida humana.

Caso da boate Kiss

Sobre um tema sensível, o promotor designado ano passado para acompanhar o desenrolar do  caso da Boate Kiss expressou sua esperança de que o júri não seja anulado, aguardando o julgamento do recurso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ressaltou o compromisso em evitar que as famílias das vítimas sofram novamente e reafirmou sua disposição em atuar com determinação, buscando justiça em nome das vítimas.

"É a nossa expectativa, mas se tiver que fazer, nós vamos novamente atuar. Eu vou atuar na mesma linha do colega Davi, que me antecedeu no outro júri, e vamos acusar os réus com toda a força, com todo o empenho, em nome daquelas vítimas todas e no sentido de que se faça justiça, com a condenação dos réus", mencionou ao JM.

Agenda

A palestra de Amorim integrou a programação da 11ª edição da Semana do Ministério Público de Bagé que, este ano, foi organizada pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP-RS) junto à Urcamp. Além da relevância das discussões jurídicas acerca dos impactos na sociedade, o evento também comemorou os 40 anos do projeto da Semana do Ministério Público. O trabalho iniciou em 1984, em Santa Cruz do Sul, com o principal objetivo de aproximar os membros do MP com o corpo acadêmico e a sociedade, sempre espaços plurais de congregação e debates contemporâneos. E o entendimento da AMP para a edição de 2024 foi justamente isso, realizar uma discussão que contemplasse o ambiente acadêmico (a Urcamp), onde estão os futuros profissionais que vão ser responsáveis pelas decisões e entendimentos jurídicos para nortear o cotidiano da sociedade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br