MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Greve não afeta calendário acadêmico de instituições federais em Bagé

Em 15/04/2024 às 16:50h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Greve não afeta calendário acadêmico de instituições federais em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A greve de professores e técnicos-administrativos de universidades e institutos federais suspendeu aulas e serviços em várias instituições no Rio Grande do Sul. Entre outras pautas, as categorias pedem recomposição dos salários e reestruturação do plano de carreira. Contudo, nos campi de Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), as atividades estão funcionando normalmente.

A decisão de greve foi tomada após assembleias do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Andes, ocorridas entre março em abril. A mobilização abrange docentes e técnicos administrativos de diversas universidades federais, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em todo o país.

Suzana Cavalheiro, docente da Unipampa no campus de Dom Pedrito e membro da diretoria da seção sindical dos docentes, explica: “Não aprovamos a deflagração da greve e encaminhamos pela criação de comitês de mobilização em cada campus para poder dialogar melhor e de forma mais ampla com a comunidade interna e externa sobre as pautas da greve, e conseguir construir o nosso indicativo com base na nossa realidade”.

No IFSUL, a coordenação de organização do Sinasefe-IFSul destaca que os servidores estão dialogando entre si e realizando reuniões, não tem previsão de que o calendário seja suspenso. “Seguimos com alguns servidores em greve, mas em relação ao calendário ainda não há atualizações”, informou o sindicato.

O Ministério da Educação (MEC) afirma que "vem envidando todos os esforços para buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias". A pasta acrescenta que equipes estão participando das mesas que tratam da negociação e das condições de trabalho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br