MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Presidente afirma que Mainardi é unanimidade dentro do PT

Em 16/04/2024 às 10:00h

por Redação JM

Presidente afirma que Mainardi é unanimidade dentro do PT | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dajulia destaca formação de nominata e adianta articulações / Foto: Felipe Valduga

Com nominata praticamente definida para o pleito de outubro, o PT de Bagé debate a definição da candidatura à prefeitura. E o nome do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, que iniciou o ciclo de governos petistas no município, é uma unanimidade no partido, de acordo com o presidente do diretório, Flávius Borba (Dajulia).

Dajulia adianta que a candidatura ao Executivo não está definida oficialmente, salientando que outros nomes são cogitados. “A gente identifica a candidatura de todos os vereadores. São candidaturas naturais. Temos o Paulinho Parera também. Mas o nome mais lembrado, mais pedido dentro do partido, é o do Mainardi”, reconhece.

O presidente destaca que o deputado se colocou à disposição do partido, de forma extraoficial, contando com apoio dos correligionários. “Qualquer um que queira concorrer a prefeito retira imediatamente, na minha avaliação, como presidente do PT, a sua candidatura, para apoiar a candidatura do Mainardi. Mas não definimos oficialmente. O nome é unânime e a militância quer, mas ainda existe uma discussão”, reitera.

Em busca de uma coligação de centro-esquerda, o PT abriu diálogo com Podemos, MDB e Avente. “Estamos dispostos a conversar com todos os partidos que queiram conversar conosco, menos o PL. Apesar do PT nacional ter definido que em alguns casos é possível coligar, em Bagé descartamos totalmente a conversa por questões óbvias”, pontua.

PDT

O presidente do PT destaca que ainda não estabeleceu conversa oficial com o PDT, mas destaca que lideranças conversaram com o pré-candidato pela legenda, Luís Eduardo Benites. O partido disputou a Prefeitura de Bagé, em 2022, e foi um dos primeiros a se movimentar no contexto do pleito de 2024. “Nos agrada uma composição com o PDT”, enfatiza Dajulia.

Nominata

Dajulia preside a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV. A federação difere da coligação no caráter permanente. Enquanto as coligações partidárias são alianças que partidos fazem em uma eleição específica, nas federações partidárias, dois ou mais partidos políticos podem se integrar como se fossem um único, e a união dura até o fim do mandato dos candidatos eleitos.

O presidente destaca que a Federação deve lançar 18 candidaturas, 16 pelo PT e duas pelo PCdoB. “Fizemos uma composição dentro do limite estabelecido. Nossa expectativa é a de que o PCdoB tenha candidaturas coletivas. A meta é eleger de 10 a 11 vereadores.

Essas eleições são fundamentais para o PT e para o governo federal, governo Lula, porque é o primeiro reflexo do governo federal”, define.

O resultado do pleito, de acordo com Dajulia, pode indicar uma espécie de avaliação. “É importante para os nossos objetivos eleitorais e estratégicos eleger o máximo de vereadores e o prefeito, para conseguirmos implementar efetivamente os projetos do governo federal e os nossos também. Não existe eleição de prefeito sem maioria na Câmara”, pondera.

Partido da militância

Realizado na semana passada, o evento de comemoração dos 44 anos do PT, na visão de Dajulia, serviu, também, para uma demonstração de força. “Nosso partido não é feito só de ideal, do que é escrito, do que os vereadores dizem ou como se comportam. Nosso partido é feito de militante, de gente, de pessoas que estão na comunidade, nos sindicatos, nas associações, no comércio, que atuam na iniciativa privada, no poder público. É feito de trabalhadoras e trabalhadores. E isso foi visto na nossa festa”, enfatiza.

Para Dajulia, a diversidade, como marca da militância do PT, representa uma forma de apoio da sociedade ao projeto político. “Foi uma alegria, para nós, receber tantas pessoas, tantas representações. Chamamos a mobilização e as pessoas responderam. A aposta da sociedade, daqueles que nos apoiam, é a de que a gente consiga dar o primeiro passo para mudar a nossa cidade. E vemos nas pessoas uma grande esperança de mudança nesse sentido. Tanto apoio, assim, significa que temos respaldo e o respeito da militância”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br