MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Conselho Regional de Medicina Veterinária promove evento Saúde Única em Bagé

Em 17/04/2024 às 13:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Conselho Regional de Medicina Veterinária promove evento Saúde Única em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Moreira abriu o ciclo de palestras Foto: Divulgação

“Um mundo, uma saúde: III Encontro sobre Saúde Única” foi o tema que o programa Atualiza CRMV-RS trabalhou, na terça-feira, 16, em Bagé. O evento aconteceu no Auditório do Palacete Pedro Osório e  foi voltado a Médicos Veterinários, Zootecnistas e estudantes das áreas. A abertura foi realizada às 9h, com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS),  Mauro Moreira. 

De acordo com o dirigente, o evento é uma oportunidade de trazer a Bagé palestras aos profissionais médicos veterinários, zootecnistas, produtores rurais e pessoas que trabalham também na atividade. Ele comenta que a atualização reuniu a vigilância sanitária, o Departamento de Defesa da Secretaria da Agricultura, universidades e estudantes, para debater um tema de extrema importância, que é a saúde única. “Falamos sobre a importância do médico veterinário, que trabalha na pesquisa, no meio rural, na indústria, para promover uma qualidade de vida às pessoas”, disse. 

Moreira salienta que o médico veterinário é o responsável pela qualidade do leite, da carne e do animal em meio rural. “O profissional da medicina veterinária, junto com a Zootecnia, tem uma responsabilidade enorme em relação ao meio ambiente”, destaca. O presidente também enfatiza a tríade que engloba a saúde animal, saúde humana e meio ambiente. “Os profissionais da área são responsáveis pela saúde humana”, comenta. 

O presidente destacou, ainda, as realidades vivenciadas na região, como a mosca e também problemas com a criação de ovinos e que são inerentes à produção agrícola local. “Agradecemos a oportunidade de estarmos mais uma vez aqui como conselho na cidade de Bagé e dizer que esta é a nova modalidade que nós temos à frente do conselho, que é levar informação aos profissionais de todo o Rio Grande do Sul”, ressalta. 

Após a abertura de Moreira,  a médica veterinária Flávia Borges Fontes  palestrou falando sobre o tema 'Um mundo, uma saúde: Qual é o papel do médico-veterinário na Saúde única?' Já a médica veterinária Nathalia de Bem Bidone tratou sobre a situação mundial da Cochliomyia hominivorax (mosca da bicheira) e suas implicações em Saúde Única, encerrando as palestras na parte da manhã.

O professor da Urcamp e médico veterinário Guilherme Araújo Collares da Silva abriu as palestras da tarde com o tema "Hidatidose e Neurocisticercose: as zoonoses esquecidas". Ele salientou que essas duas doenças são atualmente esquecidas e até negligenciadas pelo  sistema de saúde. “Seria muito importante a retomada do extensionismo, porque as enfermidades, principalmente a Hidatidose, é muito comum na região da Campanha, municípios que são pecuários ainda. Essas doenças, desde 1987, não são mais notificadas”, comenta. 

Collares ainda ressalta que as doenças são contagiosas para humanos e garantiu que na comunidade de Palmas pelo menos cinco pessoas, em menos de 10 anos, já precisaram retirar cisto hidático. “São doenças que têm que ser retomadas pelo extensionismo, para alertar as populações rurais sobre o perigo e como fazer para se proteger”, relata. 

Também foi tratado o tema hidatidose em ovinos no contexto da saúde única: experiências práticas do SVO no município de Alegrete, pela médica veterinária Susana Mohr. A médica veterinária Cristiane Santin encerrou o ciclo de palestras tratando sobre a Encefalomielite Equina do Oeste - situação atual e medidas de controle. O evento encerrou às 17h com uma mesa redonda com os palestrantes. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br