MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Encontro de Quimbandeiros mobilizou sete mil pessoas na Praça de Esportes

Em 22/04/2024 às 17:25h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Encontro de Quimbandeiros mobilizou sete mil pessoas na Praça de Esportes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento contou com diversas apresentações no palco - Foto: Yuri Cougo Dias

Cerca de sete mil pessoas se reuniram sábado, dia 20, na Praça de Esportes, para prestigiar o 2º Encontro de Quimbandeiros, que teve como propósito desmistificar a Quimbanda, segmento das religiões de Matriz Africana. O encontro mobilizou terreiros de cerca de 20 cidades do estado, Uruguai e Argentina e teve apoio do Gabinete do Prefeito, da Secretaria de Cultura e Coordenadoria de Eventos da Prefeitura.

O encontro caracterizou-se por uma grande gira, contemplando momentos de danças, cantos e conexão espiritual com a ancestralidade, em torno de Exus e Pombagiras. Destaque, ainda, para a apresentação da escola de tamboreiros Ylús de Xangô.

Organizador do Encontro de Quimbandeiros, o babalorixá Pai Ricardo de Oxum afirma que o intuito da celebração foi desmistificar o povo de Exu e levar à frente a luta contra a intolerância religiosa. “Estamos aqui, nesta praça, para não nos calarmos perante a manifestos contra a nossa religião de Matriz Africana. O Encontro de Quimbandeiros é para desmistificação da nossa crença e do nosso credo. A Constituição Federal nos afirma que podemos professar nossa fé. Seguimos a nossa luta contra todos os tipos de preconceito”, enfatiza.

O pai Chiquinho de Oxalá, padrinho do evento, também esteve presente. Ele elogiou a organização do Encontro de Quimbandeiros. “Um evento muito bonito, organizado, perfeito. Deu pra ver que aqui em Bagé tem fé, tem união, tem amor. Isso é muito bonito de ver. Uma cidade mais do que acolhedora. As pessoas do bem. Como convidado e padrinho do evento desejo que venham vários outros encontros”, disse.

O prefeito em exercício, Mario Mena Kalil, destacou a presença do evento de matriz africana num espaço público e em local central. “A Prefeitura não poderia ficar longe desse evento, que acontece aqui na Praça de Esportes reunindo tantas pessoas nesta cultura fantástica. Agradeço a todos que trabalharam, junto do município para que esse evento fosse realizado”, afirma.

Participaram terreiros de diversas cidades, como Bagé Noblia (Uruguai), Porto Alegre, Tramandaí, Canoas, Gravataí,Viamão, Eldorado do Sul, Alegrete, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Hulha Negra e Candiota.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br