MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Cinejornal: uma década de contribuição acadêmica e cultural

Projeto de ensino e extensão criado pelo professor Glauber Pereira é desenvolvido em parceria com os acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Urcamp

Em 27/04/2024 às 07:45h

por Redação JM

Cinejornal: uma década de contribuição acadêmica e cultural | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

por Priscila Petrecheli

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

 

Com o propósito de incentivar a prática de diferentes linguagens para estudantes de jornalismo e divulgar a cultura local, o Cinejornal completa 10 anos em 2024. Iniciado no segundo semestre de 2014, o projeto de ensino e extensão criado pelo professor Glauber Pereira, é desenvolvido em parceria com os acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Urcamp durante o Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A iniciativa veio consolidar uma demanda do evento, numa oportunidade de participação oferecida pelo diretor artístico do Festival, Zeca Brito.

Com coordenação pedagógica do professor Glauber Pereira, ligada aos conteúdos de cinema e de produção audiovisual, o material produzido é editado pelo professor Jeferson Vainer, que auxilia os alunos na produção do Cinejornal e, nesta edição, vai adicionar uma oficina de edição e montagem de audiovisual às atividades.

Coordenador do curso de Jornalismo, Pereira explica que o projeto de um cinejornal foi inspirado nas atividades que eram produzidas com alunos de Jornalismo durante o Congrega Urcamp, desde 2006. Durante o evento acadêmico, que tinha duração de uma semana, era feita a cobertura informativa em vídeo e, ao final, realizava-se a apresentação de um minidocumentário resumindo os acontecimentos. “Daquele modelo para o do festival colocou-se o desafio de aplicar uma linguagem mais artística e um período de produção mais vigoroso”, informa o coordenador destacando que os minidocs são produzidos diariamente, trazendo um resumo de tudo que ocorre no festival. “Assim, o Cinejornal revela-se para o acadêmico da Urcamp como um espaço de laboratório, cuja ação e resultado se dão em um evento real, em acontecimentos diários e para reconhecimento de toda a comunidade”, fala Pereira.

Jeferson Vainer, professor e diretor do Cinejornal, explica que os resultados são observados através do empenho dos estudantes que se propõem a aprender além da sala de aula, aproveitando a prática que é realizada durante o Festival de Cinema. “A própria característica do Cinejornal permite com que tu tentes expandir a forma de se comunicar com o público. Não só na técnica jornalística, mas aliando também ao experimentalismo, a tentativa de abrir novas formas ou novas perspectivas de passar uma informação”, relata o professor.

O acadêmico do 8º semestre do curso de Jornalismo, Samuel da Rosa, relata que o festival tem uma grande importância na sua trajetória acadêmica, sendo essa a quarta edição da qual participa. “Temos a chance de conviver e compartilhar experiências com personagens renomados em âmbito nacional e internacional da TV e do cinema, tais como diretores, produtores e atores”, destaca. O acadêmico relata a importância de entender a mensagem que o festival quer passar para o público e, como consequência, reproduzir no Cinejornal. “Não há um apresentador ou um narrador, somente imagens e entrevistas e elas têm a obrigação de realizar a narrativa do festival para as pessoas”, completa. 

Egresso do curso e jornalista do Jornal Minuano, Yuri Cougo, fez parte da primeira turma a realizar o Cinejornal. Ele menciona que, independente do estudante optar pelo mercado cinematográfico, as práticas dos cinejornais são de suma importância para a formação do profissional de jornalismo, já que existe a prática de fazer entrevistas, construir narrativas para uma reportagem, edição e montagem de vídeo. Para ele, o cinema é uma boa ferramenta para o exercício de percepção dos fatos, das mensagens e discursos transmitidos. 

Cougo recorda que, em 2014, quando iniciou o Cinejornal, percebeu que o formato era diferente do que estavam acostumados e que o projeto exigia uma elaboração mais experimental. “Isso, inclusive, estimulou a nossa criatividade e, pelo menos no meu ponto de vista, deixou um legado para desenvolvermos abordagens e métodos diferentes de produção de conteúdo no mercado”, conclui.

Equipe

Bianka Aveiro

Carmen Moreira

Carolina Mello

Glauber Pereira

Jeferson Vainer

Joice Cougo Nunes

Natasha Silveira

Priscila Petrecheli

Róger Nobre

Samuel Franz da Rosa

Tairine Gonçalves

Yasmim Malagues

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br