MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Núcleo de Pesquisas Históricas celebra 29 anos e adianta preparação de livro para lançar em 2025

Em 29/04/2024 às 06:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

No dia 4 de maio, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda celebrará seu 29º aniversário. O atual presidente da entidade, Jaime Tadeu Barbosa Viviam Junior, anunciou que a comemoração será realizada de forma simples, restrita aos membros do núcleo. No entanto, adiantou que a intenção é reservar uma programação mais festiva para o próximo ano, quando o núcleo atingirá a marca de 30 anos de existência.

Uma das grandes novidades para o aniversário do próximo ano é o lançamento de um livro que está sendo preparado para contar a história do núcleo. Jaime destacou que a obra - que está sendo escrita em colaboração com a historiadora e ex-presidente do núcleo, Clarisse Ismério - abordará diversos aspectos, desde a motivação para a criação do núcleo até os projetos mais recentes, além de explorar a transição entre diferentes fases e lideranças ao longo dos anos. "Como foi o primeiro quarto de século do núcleo, e depois projeções de futuro. O livro vai transcorrer sobre isso", ressaltou Jaime.

O Núcleo de Pesquisas Históricas "Tarcísio Taborda" teve sua origem nas reuniões lideradas por Tarcísio Taborda no Museu Dom Diogo de Souza, reunindo indivíduos apaixonados pela história e cultura da cidade. Após o falecimento de Tarcísio, em 1994, esses membros fundaram oficialmente o grupo em 1995, homenageando-o.

Ao longo dos anos, o núcleo recebeu reconhecimento da comunidade e do poder legislativo local, apoiando eventos culturais e históricos e contribuindo para a preservação do patrimônio da cidade. O núcleo tem colaborado com escolas locais, promovendo atividades educativas e palestras sobre o patrimônio cultural.

Seu foco principal tem sido a descoberta e validação de novas fontes históricas, enquanto também incentiva o interesse pela história local nas séries iniciais e promove a educação patrimonial. Buscando sempre difundir e agregar conhecimento, o núcleo busca estreitar os laços entre a comunidade e a pesquisa histórica, inspirando futuros pesquisadores a explorarem a história de Bagé.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar as redes sociais do núcleo, tanto no Instagram (@nucleopesquisasbage) quanto no Facebook (nucleopesquisasbage). O NPHTT também mantém um canal no Youtube e um blog ativo. Sua sede está localizada junto ao Arquivo Público de Bagé, na rua General João Telles, nº 862.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br