MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Troca de sinais sonoros por musicais começa a ser implementada em escolas estaduais

Sistema busca beneficiar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Em 02/05/2024 às 08:01h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Troca de sinais sonoros por musicais começa a ser implementada em escolas estaduais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Joé gomes filho já conta com o sinalFoto: Divulgação

O prazo para as escolas adequarem os sinais sonoros por musicais encerrou em 26 de abril. A nova Lei Municipal que prevê a adequação entrou em vigor em dezembro do ano passado e as instituições públicas e privadas tinham 120 dias para a adequação. A regra foi proposta pelos vereadores Lélio Lopes (Lelinho), do PT, e Beatriz Souza, do PSB, visando alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A legislação prevê multas para casos de descumprimento da determinação e vale para todas as instituições de ensino.

De acordo com informações da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), em Bagé, as escolas estaduais Arnaldo Faria, Arthur Damé, Carlos Kluwe, Luiz Maria Ferraz - Ciep, Felix Contreiras Rodrigues, Julinha Taborda, José Gomes Filho, Justino Quintana, Senador Salgado Filho, Silveira Martins, Waldemar Amoretti Machado já trocaram os sinais sonoros por músicas. Já as escolas Luiz Mércio Teixeira e Monsenhor Costábile Hipólito adquiriram os equipamentos. A escola Professor Leopoldo Maieron (Caic), Martinho Saraiva, Mário Suñe, Farroupilha e Frei Plácido ainda não trocaram.

Mesmo sendo uma lei de Bagé, a 13ª Coordenadoria está incentivando escolas de outras cidades da região a mudarem o sinal. Em Candiota, as escolas Dario Lassance, Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro) e Jerônimo Mércio da Silveira adotaram o novo sinal, seguido pelas escolas Januária Leal e a e Eterrg (Escola Técnica Agrícola Dr. Rubens da Rosa Guedes) de Caçapava do Sul, que também adotaram o novo sistema.

Na rede municipal de Bagé, conforme informações da assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), a adequação está sendo providenciada. As primeiras reuniões com os técnicos responsáveis foram feitas e estão averiguando nas escolas as necessidades de cada espaço para a execução do projeto. “O secretário Omar Guilhano Soares está acompanhando detalhadamente cada passo do planejamento das ações. Em breve, se inicia a aquisição dos materiais”, destacou a Smed, em nota.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br