MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Outono e as doenças

Em 05/05/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Outono e as doenças | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto:gpointstudio

Estamos vivenciando um Outono atípico, com muita umidade, chuva em excesso e algumas oscilações de temperatura. E a saúde da gente sente. Principalmente quem sofre com alergias. Mas não são só elas que estão afetando grande parte da população. Em Bagé, os atendimentos nas unidades de Saúde têm registrado um aumento significativo.

O clima influencia diretamente nas doenças e o JM Saúde de hoje traz uma lista de doenças respiratórias comuns nesta época do ano. Gripes, resfriados, pneumonia, Covid-19 e viroses durante a estação são frequentes, de acordo com os médicos. Cada uma tem sua particularidade de tratamento e cabe ao profissional emitir o diagnóstico correto.

Os sintomas, às vezes, são semelhantes, o que pode acabar gerando confusão entre os pacientes.

Prevenção

A indicação dos especialistas é de que uma boa hidratação é o ponto principal para prevenir doenças de Outono, assim como cuidar da imunidade. A reposição de líquidos, com muita água, chás e sucos além de alimentação, nutritiva, leve e saudável colaboram e muito com a prevenção.

O  ambiente que se frequenta também merece atenção especial, evitar aglomeração de pessoas em locais fechados é um dos passos. Os ambientes devem ser mantidos arejados para dificultar a transmissão dos agentes infecciosos. A higiene das mãos também é fundamental. 

Em casos como da Influenza e a Covid-19, a vacinação é grande aliada, principalmente em relação aos grupos de risco. 

As doenças

Resfriados e pneumonias

O clima de outono, com muita umidade ou com períodos de secura extrema, além das mudanças bruscas de temperatura, irrita as mucosas das vias aéreas e aumenta a probabilidade de infecções por diversos vírus como rinovírus e adenovírus, responsáveis pelos resfriados e pneumonias.

O brusco resfriamento das vias aéreas aumenta o risco de infecções virais. Isso também pode acontecer com o uso de ar-condicionado, devido ao possível acúmulo de bactérias e outros agentes.

Covid-19

Após a pandemia iniciada em 2020, é possível ainda confundir os sintomas provocados pelo coronavírus. Para diferenciar, normalmente, há o aparecimento de quadro inflamatório da garganta, evoluindo para tosse seca, seguida de espirros, coriza, mal-estar, febre, bem como fraqueza. É possível, ainda, identificar diminuição do olfato e paladar.

Resfriados podem ser diagnosticados com sintomas de mal-estar, espirros, coriza e obstrução nasal, febre, mas que, em geral, se tornam leves depois de 48 horas. Já o quadro inicial da gripe se assemelha ao do resfriado, porém o tempo do paciente sintomático é maior, tendo duração em torno de uma semana, podendo até levar à falta de apetite e à perda de peso.

Alergias e crises de rinite, sinusite e faringite

Os quadros alérgicos neste período do ano acontecem com mais frequência. As mucosas ficam ressecadas e há aumento de crises de rinite, sinusite, faringite e asma.

O que difere as doenças é que a rinite é uma inflamação de crises alérgicas e que acomete o nariz. A asma é uma doença inflamatória crônica que ataca o sistema respiratório, especialmente os brônquios. A faringite e a sinusite são infecções causadas por vírus e bactérias, e não só simples alergias, inflamando a faringe e os seios da face, respectivamente. 

 Gripe/influenza

Com a queda de temperatura, normalmente as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados. Isso ajuda a proliferar doenças respiratórias, uma vez que o vírus influenza tem alta transmissibilidade por espirro e tosse, além do contato direto das mãos e objetos comuns..

Viroses

Assim como nas doenças respiratórias, as viroses que atacam o sistema digestivo também são favorecidas pelo clima de outono. É comum as viroses causarem diarreia, febre, vômito, enjoo, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e entre outros sintomas.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br