MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Vereador propõe criação de fundo municipal de desastres naturais

Em 09/05/2024 às 09:00h

por Redação JM

Vereador propõe criação de fundo municipal de desastres naturais | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Recursos poderão ser utilizados para ações em ocorrências como granizo, registrado no ano passado / Foto cedida por TN produtora

Proposta pelo líder do PDT no Legislativo bajeense, a criação do Fundo Municipal de Catástrofes, Intempéries Climáticas e Desastres Naturais será analisada pela Câmara de Bagé. O projeto de lei tem, como finalidade, prover recursos financeiros para ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Pela redação, o fundo será gerenciado por um comitê, composto por integrantes da Defesa Civil, secretarias municipais, Câmara, sociedade civil organizada; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público; Corpo de Bombeiros; Brigada Militar; representante do Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT-RS); Representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); além de representante do comércio e empresários locais.

O projeto aponta, como fontes para composição do fundo, recursos orçamentários específicos destinados pelo município, bem como doações, contribuições voluntárias e parcerias com organizações governamentais e não governamentais. Parte das multas e penalidades aplicadas por infrações relacionadas ao meio ambiente e segurança pública, de acordo com a legislação municipal vigente também poderão ser destinadas ao fundo.

Se a proposta for aprovada sem mudanças, os recursos poderão ser utilizados para ações de resposta imediata, recuperação e reconstrução de áreas afetadas por catástrofes, intempéries climáticas e desastres naturais. Também poderão ser aplicados na prevenção e preparação através da realização de estudos de risco, capacitação de equipes de resposta e implementação de sistemas de alerta, bem como para a reconstrução de infraestrutura.

Caio argumenta que ‘o Fundo permitirá a implementação de medidas preventivas e de preparação, tais como a realização de estudos de risco, a criação de planos de contingência e a capacitação de equipes de resposta, reduzindo assim o impacto negativo dos desastres e aumentando a resiliência das comunidades locais’. A proposição ainda será analisada pelas comissões técnicas. A Câmara ainda não tem prazo para votação da matéria em plenário.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br