Fogo Cruzado
O que diz o decreto de emergência publicado pela Prefeitura de Bagé; saiba mais
por Redação JM
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, decretou situação de emergência no município. Publicado na sexta-feira passada, o documento considera a ocorrência de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul e em Bagé, observando que a cidade disponibilizou aparato para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro dos afetados.
De acordo com a Prefeitura, a situação de emergência foi decretada principalmente por conta dos prejuízos na área rural.
O decreto assinado pelo prefeito aponta prejuízos econômicos e sociais, além da necessidade de enfrentamento de situações de risco, decorrentes, decorrentes dos eventos climáticos, que causaram danos materiais em ambientais no município, com abalo de infraestruturas viárias e impactos na produção primária.
Na prática, a medida permite a convocação de voluntários para ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à sociedade. O decreto encaminhado para homologação do governo do Estado também permite a entrada, em qualquer horário, mesmo sem consentimento do morador, para prestar socorro ou determinar a evacuação, autorizando, ainda, a abertura de crédito extraordinário para atender despesas imprevisíveis e urgentes.