Campo e Negócios
Arrozeiros lideram iniciativas de melhoria de estradas rurais
Preocupados com as condições de escoamento da safra que vem sendo colhida no Rio Grande do Sul, os arrozeiros gaúchos estão se mobilizando para melhorar as estradas rurais dos municípios produtores de arroz. As associações locais vêm buscando, junto ao poder público, parcerias e convênios com o objetivo de reformar a malha viária, que na maioria das vezes é de terra e sem asfalto.
O presidente da Associação dos Arrozeiros da região de Bagé, Ricardo Zago, informou que essa ação começou pela Rainha da Fronteira há cerca de um mês. Segundo ele, no município, foi feita uma parceria com a prefeitura para melhorias das estradas rurais. "Essa ideia começou aqui", frisa o dirigente.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, avalia que as medidas tomadas pelas associações de arrozeiros locais ocorrem especialmente por causa da demora de resposta dos agentes políticos em solucionar a questão das estradas rurais, que são um dos principais gargalos pós-colheita. "Os produtores de arroz estão ajudando como podem, e isto é algo que os governos têm abandonado quando falamos de infraestrutura. A grande maioria das lavouras não está no eixo asfaltado, ficando em estradas não pavimentadas", enfatiza.
Dornelles lembra que há uma preocupação no transporte em segurança das crianças que estudam em polos educacionais rurais. Outra questão levantada pelo dirigente é que há dificuldades de contratação de mão de obra para os trabalhos rurais em razão dos problemas de acesso em determinadas localidades do interior dos municípios, "Os problemas de logística não estão ocorrendo somente no Brasil Central, mas também no Rio Grande do Sul, só que de forma pulverizada", reforça.
Na tentativa de contribuir com os executivos municipais, produtores estão ainda doando diesel, alimentação, hospedagem e comprando peças para tornar mais eficiente o trabalho das equipes das prefeituras que estão operando a grandes distâncias dos centros urbanos.