MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto “Um computador por aluno” passa por modificações

Publicada em 05/04/2017
Projeto “Um computador por aluno” passa por modificações | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ideia visa promover a inclusão digital

Os laptops do projeto Um Computador por Aluno (UCA) estão passando por uma triagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Otávio Gonçalves foi a primeira a receber os equipamentos após as manutenções. Bagé foi a primeira cidade no Brasil a ser contemplada com o projeto pelo Ministério da Educação em 2010.
A iniciativa tem como objetivo a inclusão digital dos professores e alunos por meio do uso pedagógico de computadores. Na época, foram investidos R$ 1,8 milhões em um total de 5.270 laptops.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educativa (NTE) da Secretaria de Educação e Formação Profissional, Ana Paula Mesck, na primeira escola foram recolhidos 156 equipamentos para manutenção e 70 permaneceram na instituição. "A ideia é modificar a forma do projeto, pois muitos aparelhos estão danificados. Ao invés de um computador por aluno, a escola terá um número reduzido de computadores e os estudantes irão utilizar no laboratório junto com a professora", explica.
Conforme a coordenadora, a mudança é uma forma de preservar os equipamentos que ainda estão em funcionamento. Antes, os alunos poderiam levar os laptops para casa e agora eles irão permanecer na escola. "Os dados registrados pela antiga gestão são de 1.351 equipamentos extraviados e 2.663 funcionando, porém sabemos que o número é bem menor que isso", afirma.
Ana Paula informa que os técnicos estão tentando resolver os problemas dos computadores para "salvar" o maior número possível. Segundo ela, os equipamentos que estão totalmente danificados e não têm conserto serão descartados. A próxima EMEF que irá receber os aparelhos restaurados é a Kalil a Kalil, no dia 10 de abril.
Inclusão digital
A diretora da EMEF José Otávio, Joice Trindade de Llano, conta que os 70 computadores atendem duas turmas e os alunos utilizam no laboratório de informática ou na sala de multimeios. "Todas as séries podem utilizar os equipamentos. As professoras passam atividades na internet e jogos, e isso provoca a inclusão digital dos estudantes, pois muitos deles não têm como acessar em casa", frisa.
Joice diz que o projeto foi implantado na escola em 2013, porém diversas vezes os laptops se bloqueavam por má utilização ou tiveram os cartões de memória furtados. "Agora os aparelhos ficam na escola e só serão usados com a orientação de alguma professora. A chance de estragar ou se extraviar diminui bastante", ressalta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br