MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Separadores estão atuando sem entidade de representação

Publicada em 06/04/2017
Separadores estão atuando sem entidade de representação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alguns trabalhadores permanecem no aterro sanitário mesmo sem estrutura

A Associação de Separadores de Materiais Recicláveis Rainha da Fronteira (Asmar) não opera no aterro sanitário desde janeiro de 2017. O local foi interditado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o galpão onde os trabalhadores realizavam o processo de triagem e separação de resíduos necessita de reparos.

A Asmar atua em Bagé desde junho de 2006. Cerca de 35 separadores trabalhavam na associação. O catador de lixo Aroldo Oliveira Silva, 57 anos, integrava a Asmar há 10 anos. "Antes com a associação, eu tirava um dinheiro bom por mês, mais ou menos R$ 300, e hoje não dá quase nada trabalhando direto no lixão. Tenho cinco pessoas em casa para sustentar e não estou dando conta", lamenta.

Roberto Maier trabalhava na associação desde 2006 também. Segundo ele, no final, apenas 11 separadores estavam atuando no local. "Eu consegui um emprego provisório em uma vinícola, mas espero que a Asmar volte a funcionar depois das reformas no galpão. Cada um teve que seguir seu rumo. Alguns permaneceram catando lixo no aterro e outros no centro da cidade", conta.

Nova cooperativa

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Aroldo Quintana, não é possível manter a associação. Conforme ele, a ideia é formar uma cooperativa mais adiante. "O galpão terá que passar por reformas, pois os equipamentos estão sucateados, porém, isso necessita de tempo. O que eu posso dizer hoje é que não terá mais a Asmar, e sim uma cooperativa, com a participação de técnicos ambientais e separadores de lixo", afirma.

Quintana diz que os antigos trabalhadores da Asmar podem integrar a cooperativa, entretanto, terão que receber treinamento. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br