MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Frei Álvaro comenta sobre data mais importante para católicos

Publicada em 08/04/2017
Frei Álvaro comenta sobre data mais importante para católicos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Frei destaca que data é mais importante para Igreja Católica

A celebração da data máxima para os cristãos inicia neste final de semana, com o Domingo de Ramos. A data marca a chegada de Jesus em Nazaré, quando foi saudado como rei pelo povo com ramos verdes. Em todas as paróquias da cidade, já começa a programação para recepcionar os cristãos durante a Páscoa.

Frei Álvaro Bordignon, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, destaca que a Páscoa é o momento litúrgico mais importante da Igreja Católica, permeado de ritos simbólicos, como a cerimônia de lava-pés. “É a semana mais importante do ano para os cristãos porque faz uma homenagem aos últimos momentos da vida de Cristo”, destaca.

Por isso, é durante esta data que os fieis aproveitam para prestar homenagens às suas crenças através de simbolismos. A cerimônia de lava-pés, por exemplo, remete ao ato de Jesus Cristo, na Última Ceia, quando lavou os pés dos discípulos. “Assim recordamos o exemplo de humildade e amor de Jesus”, destaca.

Neste ano, na Paróquia da Conceição, para a cerimônia de lava-pés, foram convidados 12 agrônomos, biólogos e veterinários. Segundo Frei Álvaro, é uma forma de unir a celebração pascal ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. “Escolhemos 12 pessoas que têm, entre suas missões, formas de preservar o nosso planeta”, explica. A cerimônia acontece na quinta-feira, a partir das 20h.

Confissão: sacramento esquecido

A confissão é um sacramento também bastante lembrado na época da Páscoa. A Igreja Católica aconselha que, ao menos, uma vez ao ano, os fiéis devem se confessar, especialmente no período de Páscoa. Entretanto, a frequência vem caindo gradualmente, com o passar dos anos, embora o próprio Frei Álvaro ressalte que muitas pessoas ainda procuram os padres para buscar o perdão.

Ele acredita que a baixa procura pelo sacramento é uma consequência da falta de consciência do pecado. Mesmo assim, é durante a Semana Santa que acontece o maior número de confissões. “As pessoas perderam a consciência do pecado. Então não pedem perdão porque não acham que pecaram, é um gesto de humildade reconhecer um erro. Mesmo assim, temos muito movimento no confessionário nesta época, principalmente dos jovens que participam dos movimentos católicos. Para muitos, é quase uma terapia”, destaca.

Simbolismos

A data não representa apenas a ressurreição de Cristo. Frei Álvaro destaca que Páscoa significa Pessach, ou passagem. Ou seja, além da passagem da morte para a vida, que é o significado católico da data, também remonta a entrada da primavera no Hemisfério Norte e a passagem dos hebreus do Egito para a Terra Prometida. “Do duro frio de inverno, brota a vida da primavera; da escravidão para a liberdade e da escuridão do túmulo para a vida. São passagens. E é isso que a Páscoa significa”, destaca.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br