MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei do uniforme escolar entra na pauta da Câmara

Publicada em 14/04/2017
Lei do uniforme escolar entra na pauta da Câmara | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lelinho questionou governo e foi rebatido pelo presidente da Casa, Edimar Fagundes

O líder do PT no Legislativo bajeense, vereador Lélio Lopes (Lelinho), cobrou, ontem, do governo municipal, a entrega de uniformes e kits escolares aos alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Desde 2011, o Executivo é autorizado, por lei específica, a fornecer o material - o que não deve ocorrer neste ano. A manifestação do petista, porém, foi rebatida por integrantes da base.

Lelinho argumentou que a padronização, através do uniforme, representa segurança e evita o bullying nas escolas. Ao criticar a prefeitura por não ter feito a doação dos uniformes, o petista sugeriu alternativas para custear os kits. “A Câmara pode repassar parte do duodécimo (valor que sobra do orçamento), ou o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) pode pagar, com recursos que foram deixados em caixa”, opinou, ao destacar que as peças custariam R$ 1,8 milhão.

Antes de pedir o apoio dos parlamentares, no sentido de abrir o diálogo com o governo, o petista alfinetou. “Entristece ver que servidores da prefeitura estão usando uniformes novos e as crianças estão sem”, disse. A manifestação não ficou sem contraponto. O primeiro a rebater a posição de Lelinho foi o presidente da Casa, vereador Edimar Fagundes, do PRB. Carlinhos do Papelão e Ramão Bogado (Bocão), do PTB, também se posicionaram.

Fagundes foi enfático em seu pronunciamento, fazendo referência a informações repassadas pela administração municipal. “De fato, neste ano, não serão confeccionados os uniformes. Mas queria tranquilizar os pais. Vai ficar para o próximo ano. E sabem por quê? Porque o governo vai reformar o teto da escola São Pedro. O que é prioridade, para um pai: a roupa que o filho usa para ir à escola ou o telhado, que pode cair?”, questionou.

Carlinhos observou que, no ano passado, os uniformes não foram entregues no início do ano letivo. Em 2015, conforme destacou o petebista, o material foi entregue em junho. “Agora temos uma grande escola, que precisa de socorro”, argumentou. O líder do PR, vereador Omar Ghani, foi além, salientando, ao criticar o petista, que a legislação proposta em 2011, previa a destinação de kits para algumas escolas. “Foi através de uma emenda do então vereador Divaldo Lara que todas as instituições passaram a receber”, sustentou.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br